Estacionamento da avenida Venâncio fecha e expõe desafios do setor (RS)

Um dos mais tradicionais estacionamentos da avenida Venâncio Aires, no número 901, localizado entre as ruas Vieira de Castro e Santa Terezinha, no bairro Farroupilha, encerrou as suas atividades no dia 18 de junho. Passados 30 dias do fechamento do local, os rumores sobre o destino do que será feito na área é discutido pelos comerciantes e moradores do bairro. Muitos apostam que será construído um edifício ou uma farmácia.

Funcionários de um estacionamento também localizado na avenida Venâncio Aires, ao lado do Bar do Beto, afirmam que o fechamento do local pegou todos de surpresa. "Era um local extremamente movimentado e que estava sempre lotado, principalmente à noite", destacou um dos funcionários da garagem que pediu para não se identificar. O local, que foi cercado por tapumes, tinha na manhã desta terça-feira (19) um vigilante dentro do terreno. Perguntado sobre o fechamento do estacionamento, ele afirmou que não tinha informações sobre o que será feito da área. Ele apenas informou que o local foi desocupado há 30 dias e que todos os clientes foram avisados de que não poderiam mais estacionar no prédio.

Funcionários de uma garagem na avenida Venâncio Aires, próximo da rua Santa Terezinha, dizem que o movimento nos estacionamentos tem apresentado queda muito em função de que as pessoas preferem utilizar a Área Azul para estacionar. Além disso, destacaram que muita gente tem utilizado os veículos de aplicativo para os seus deslocamentos no bairro e no Parque da Redenção, o que acaba por também reduzir a presença de carros nos estacionamentos.

Um levantamento do Sindicato das Empresas de Garagens, Estacionamentos, Limpeza e Conservação de Veículos (Sindepark/RS) aponta que o setor tem custos com os imóveis, pagamentos de impostos, despesas com funcionários e obrigações sociais. Além do gasto com a instalação de câmeras de monitoramento para a segurança dos veículos.

Jornal do Comércio, 19/07/2022