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O crescimento das multas aplicadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foi de 36,4% em apenas um ano - 9,51 milhões em 2011, ante 6,97 milhões em 2010. E, mesmo em um ano em que a política de reduzir os limites de velocidade nas vias da capital foi intensificada, os radares foram novamente a grande ferramenta da Prefeitura para flagrar infrações de trânsito. De cada 10 multas aplicadas na cidade, 7 foram por radar. Como consequência, exceder o limite de velocidade e desobedecer ao rodízio municipal de veículos continuaram a ser os principais motivos que levaram o paulistano a ser multado em 2011. A reportagem é de O Estado de S. Paulo.
O crescimento do número de multas na capital paulista supera, em muito, o aumento do número de veículos registrados na cidade. Nos últimos três anos, a frota cresceu de 6,36 milhões para 7,18 milhões de veículos (12% a mais). No mesmo período, o número de multas mais do que dobrou: saltou de 4,6 milhões para 9,5 milhões - ou 106% de aumento. Pelo segundo ano seguido, a cidade teve mais multas aplicadas do que o número de carros registrados.
Indústria
A CET refuta as acusações - facilmente ouvidas nas ruas da cidade - de que o órgão é responsável por uma "indústria de multas". "Por determinação legal, todo o valor arrecadado com multas deve ser destinado ao Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito (FMDT), que tem por objetivo exclusivo financiar, expandir, aprimorar e investir em programas e projetos de desenvolvimento do trânsito no Município", diz nota enviada pela companhia.
Atualmente, a cidade tem 576 radares fixos em funcionamento. Marronzinhos da CET responderam, no ano passado, por 18,8% das multas (1,79 milhão) e a Polícia Militar, por 8,3% (ou 785 mil multas).
Educação
Para o professor de engenharia de trânsito Creso de Franco Peixoto, da Fundação Educacional Inaciana (FEI), o aumento expressivo das multas não significa, necessariamente, reflexo de uma eficiência maior da fiscalização. Para ele, é preciso discutir se as multas estão cumprindo sua ação educativa de evitar, por exemplo, que motoristas excedam o limite de velocidade e fiquem expostos a acidentes mais graves.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 1 de fevereiro de 2012

Categoria: Geral


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