Em julho, setor de serviços recua 2,2% frente a junho

setorservicos-229

Em julho, o setor de serviços caiu 2,2% frente ao mês anterior, após também recuar 3,4% em maio e avançar 4,8% em junho (série com ajuste sazonal). Em comparação a julho de 2017 (série sem ajuste sazonal), o setor de serviços variou -0,3%, quinta taxa negativa do ano nesse tipo de confronto. O acumulado do ano ficou em -0,8% e o dos 12 meses, ao passar de -1,2% em junho para -1,0% em julho de 2018, manteve a trajetória predominantemente ascendente desde abril de 2017 (-5,1%).

A queda na passagem de junho para julho foi acompanhada por quatro das cinco atividades investigadas, com destaque para transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que recuou 4,0%. Os demais resultados negativos vieram dos serviços de informação e comunicação (-2,2%), serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,1%) e outros serviços (-3,2%). Por outro lado, os serviços prestados às famílias cresceram 3,1%.

Resultados regionais

Regionalmente, entre junho e julho (série com ajuste), houve retrações em 17 dos 27 estados. O destaque negativo veio do Rio de Janeiro (-7,0%), que registrou a queda mais intensa desde o início da série histórica (iniciada em janeiro de 2011). Outros resultados negativos importantes vieram de São Paulo (-2,1%) e Minas Gerais (-1,9%). Por outro lado, as principais contribuições positivas vieram do Ceará (2,3%) e da Bahia (0,9%).

No acumulado do ano, frente a igual período do ano anterior, houve queda em 23 das 27 unidades da federação. Os principais impactos negativos em termos regionais ocorreram no Rio de Janeiro (-1,3%), Ceará (-8,9%), Paraná (-2,5%) e na Bahia (-4,2%). Por outro lado, São Paulo (0,8%) registrou a contribuição positiva mais relevante.

Fonte: IBGE, 14/09/2018

Vagas serão reservadas em faculdades e hospitais

Depois de shoppings e supermercados, chega a vez de hospitais, faculdades particulares e lojas de materiais de construção entrarem na fiscalização de vagas reservadas a idosos e pessoas com deficiênci (...)