Carro elétrico: que tal um projeto brasileiro feito no RS de até R$ 40 mil?

carroeletricofranca-606

O Brasil chegou a ter um carro elétrico de produção nacional, o Gurgel Itaipu, lançado na década de 1970. Ficou no passado e não deixou qualquer herdeiro. De toda forma, o "Salão do Veículo Elétrico", que abriu suas portas ontem (17), na capital paulista, tem um outro projeto brasileiro de carro elétrico como uma de suas atrações: falamos do Connect MWA.

Ele é um compacto urbano de baixo custo, com projeto local, espaço para dois ocupantes, autonomia de até80 kme expectativa de custar entre R$ 20 mil e R$ 40 mil. Ideia é entrar em produção por volta de 2020, conforme prevê Mario Weiser, sócio da Connect, start-up estabelecida em Viamão (RS).

Atualmente, a Connect busca recursos para a parte documental, incluindo a homologação. "Se obtivermos o aporte esperado de R$ 3 milhões, estimamos produção de 1.000 unidades por ano, o que viabilizaria preço em torno de R$ 20 mil. Com cerca de R$ 300 mil, a produção ficará bem menor e estimamos preço na casa de R$ 40 mil. Tudo vai depender do investimento", diz Weiser, que trabalhou cerca de 30 anos como diretor de novos negócios da Altus, empresa de automação industrial. O projeto contou com o apoio do TecnoPUC, parque científico e tecnológico da PUC-RS.

Baixo custo e eficiência Ainda em fase de protótipo e prospecção de potenciais investidores, o MWA é construído com chassi de aço e carroceria de fibra de vidro, tudo simples, mas usa quatro motores elétricos, um em cada roda, que juntos conferem ao veículo cerca de 5 cavalos de potência e recarga completa em até oito horas em tomada comum.

São dois bancos, posicionados lado a lado, e dois nichos no lugar do painel de instrumentos -- um para instalar um tablet e outro para um smartphone convencionais, que passam a fazer o papel de painel de instrumentos, central de comando do carro e multimídia.

Fonte: UOL Carros, 17/09/2018

Vagas serão reservadas em faculdades e hospitais

Depois de shoppings e supermercados, chega a vez de hospitais, faculdades particulares e lojas de materiais de construção entrarem na fiscalização de vagas reservadas a idosos e pessoas com deficiênci (...)