Em 2022, faturamento dos shoppings centers atingiu R$ 191,8 bi; crescimento foi de 20,5%

Segundo o Censo Brasileiro de Shopping Centers 2022-2023, elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor voltou a crescer em 2022. O segmento registrou faturamento anual de R$ 191,8 bilhões, crescimento de 20,5% em relação ao ano anterior (R$ 159,2 bi). No ano passado, os shoppings começaram a se recuperar, após o controle da pandemia da covid, retomando o fluxo de visitantes e, consequentemente, o aumento das vendas.

De olho nesta retomada, o Parque Shopping Barueri, por exemplo, já inaugurou, desde dezembro de 2022, sete lojas para acrescentar ainda mais diversidade ao empreendimento. Natura, Hidrabene e Pizza Hut são algumas das novidades do centro de compras localizado em Barueri. Um dos motivos que podem explicar a chegada de novas marcas ao Parque Shoppings Barueri é o notável crescimento imobiliário na região que circunda o local. Nos últimos dois anos, o bairro Aldeia de Barueri se tornou um verdadeiro canteiro de obras com a construção de vários edifícios residenciais.

Outro que apostou e investiu pesado na sua expansão foi o Shopping Tamboré, também instalado na cidade de Barueri. O espaço gastronômico Taste Lab, inaugurado no fim de outubro de 2022, recebeu investimentos na ordem de R$ 80 milhões.

Ainda na região, outro megaempreendimento que está sendo aguardado com expectativa é o Central Park Plaza Shopping. Com investimento na casa dos R$ 100 milhões, local terá mais de 32 mil metros quadrados de área construída na avenida Ivo Mario Isaac Pires, bairro Tijuco Preto, região da Estrada de Caucaia do Alto, divisa de Vargem Grande Paulista com a cidade com Cotia. O empreendimento tem previsão de abertura para o primeiro semestre de 2023.

OUTROS NÚMEROS DO CENSO

No ano passado, foram inaugurados oito shopping centers no País, contra cinco registrados em 2021. Neste ano, a previsão é de 15 novas inaugurações em todo o Brasil. Isso representa, em Área Bruta Locável (ABL), aumento de 1,6% sobre o ano anterior, com um total de 17,5 milhões de metros quadrados, ante os 17,2 milhões apontados em 2021.

O número de lojas aumentou e chegou a 115 mil, acréscimo de 2,7% na comparação com 2021 (112 mil lojas). O número médio de visitantes ao mês foi de 443 milhões, o que representa elevação de 11,6% sobre 2021, quando a média mensal foi de 397 milhões de pessoas. Em termos de vacância, esse patamar foi de 5,6% em 2022, o que nos deixa mais próximos dos níveis pré-pandemia, de 4,7% registrados em 2019. Novos shoppings e lojas representam maior geração de postos de trabalho. De acordo com o Censo, em 2022, o setor gerou 1,044 milhão de empregos, crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior (1,02 milhão).

“O setor acelerou o número de inaugurações, observou a taxa de vacância retomar aos patamares pré-pandemia e está caminhando para a recuperação total das perdas relacionadas a este último período”, afirmou Glauco Humai, presidente da Abrasce. No cenário macroeconômico, “a diminuição da pressão inflacionária e a retomada no crescimento de postos de trabalho, culminando em uma maior massa de rendimentos, principalmente no segundo semestre, contribuíram para o crescimento do setor”, acrescentou Humai.

E 2023? A projeção inicial é de uma elevação de 14,6% nas vendas, podendo resultar em um recorde de faturamento do setor com previsão de R$ 219,8 bilhões.

Giro S.A., 17/02/2023