Em 2018, além de carros elétricos, teremos aviões elétricos particulares

Trocar os carros a combustão de hoje pelos carros elétricos e autônomos pode resolver os problemas de emissão de poluentes, mas, a menos que alternativas eficientes de transporte coletivo acompanhem a evolução, o trânsito caótico de algumas cidades poderá continuar sendo uma questão pendente.

Foi pensando nisso que a Agência Espacial Europeia firmou uma parceria com a Lilium Aviation para desenvolver uma pequena aeronave particular que deve misturar o que aviões e helicópteros oferecem de melhor. O resultado é o Lilium, um avião elétrico para uso cotidiano que, se a equipe de desenvolvimento tiver sucesso, poderá decolar verticalmente de uma área de apenas14 metros quadrados.

O processo de decolagem e aterrissagem deverá feito por um controle autônomo, para evitar que você precise passar por um treinamento extremamente complexo para aprender a manuseá-lo. "Nosso objetivo é desenvolver uma aeronave para uso no dia a dia. Faremos um avião que poderá decolar e pousar verticalmente e que não vai precisar da infraestrutura complexa de um aeroporto", explica o CEO da Lilium Aviation, Daniel Wiegand.

Depois do processo de decolagem, o Lilium poderá atingir uma velocidade máxima de402 km/h– para você chegar rápido ao trabalho –, a uma altitude de 3 mil metros.

Enquanto tudo isso pode parecer muito ambicioso para ser lançado em 2018, tanto a Agência Espacial Europeia quanto a Lilium Aviation pretendem começar os testes com um protótipo já no início de 2017. Sobre o preço? Embora nada tenha sido divulgado, bem... Por menor que seja, ainda estamos falando sobre um avião, então podemos imaginar que não veremos congestionamentos aéreos tão cedo.

Fonte: tecmundo.com.br, 10 de maio de 2016

Zona Azul estacionada (Sorocaba)

Neste momento, com as eleições municipais já batendo às portas e o final do ano chegando dentro de alguns meses, tudo indica que a Urbes - Trânsito e Transportes não terá tempo hábil (...)