De acordo com as informações do site da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), o transplante de medula óssea (TMO) é a modalidade terapêutica utilizada no tratamento de inúmeras das doenças hematológicas (do sangue), benignas ou malignas; hereditárias ou adquiridas, entre elas a leucemia. Todas as células maduras que circulam no sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas) provêm de uma única célula contida na medula óssea, chamada célula progenitora. Por esse motivo, o termo transplante de medula de óssea (TMO) vem sendo modificado por um termo mais específico: transplante de células progenitoras hematopoéticas (TCPH). Tal denominação reflete melhor o tipo de procedimento realizado e o tipo de célula que o paciente irá receber para reconstituir sua medula óssea.
Na verdade, o termo leucemia refere-se a um grupo de doenças complexas e diferentes entre si que afetam a produção dos glóbulos brancos. Milhares de pessoas no Brasil estão à espera de um transplante. Saiba como funciona a doação de medula óssea no Brasil, conforme informação da Abrale:
 É preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde;
 É necessário se cadastrar como doador voluntário em um Hemocentro;
 No cadastramento, os voluntários doam apenas 10 ml de sangue;
 Essa amostra passa por um exame de laboratório, chamado teste de HLA, que determina as características genéticas do possível doador;
 As informações são colocadas em um cadastro nacional, o Redome, ou Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea;
 Quando alguém precisa de transplante, os técnicos do Redome fazem a pesquisa de compatibilidade por entre os registros de todos os doadores cadastrados;
 Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer outros exames de compatibilidade genética. Se o perfil coincidir com o do paciente que precisa do transplante, o voluntário decide se realmente quer doar;
 Durante a doação, o doador recebe anestesia geral. Com uma agulha, a medula é aspirada do osso da bacia;
 A quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias já estará recomposta.
Os interessados em doar devem dirigir-se aos seguintes endereços:
Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Fone: (11) 2176-7000 - ramal 5989.
Hemocentro Regional de Ribeirão Preto
Rua Tenente Catão Roxo, 2501 - Monte Alegre - Tel.: (16) 3963-9300
Hemocentro Regional de Marília
Rua Lourival, 240 - Bairro Fragata - Tel.: (14) 421-1868