Como os estacionamentos se tornaram vilões

estacionamentomanaus-239

Por Jorge Hori*

O mundo passa por um irreversível processo de urbanização, com a maioria da sua população vivendo nas cidades. O Brasil já está mais avançado nesse processo, com cerca de 80% da sua população vivendo nas cidades.

Esse processo vem ocorrendo com ocupações desiguais dos territórios, tendendo a formar grandes aglomerados urbanos, caracterizados como metropolitanos. Em alguns casos, como megalópoles.

Mais uma vez o Brasil está no "pelotão da frente" desse processo, com várias regiões metropolitanas de grande porte, entre as quais se ressalta a de São Paulo, com uma população da ordem de 20 milhões de habitantes, sendo 10 milhões na capital, isto é, na cidade de São Paulo. É uma das cinco maiores megalópoles mundiais.

Esta urbanização/metropolização tem sido acompanhada por um processo de motorização, definido pelo número de carros por habitante ou - ao contrário - a quantidade de habitantes por carro. Eram 28,1 carros para cada 100 habitantes, no Brasil, em 2014.

A cidade de São Paulo já alcançou o padrão de 45,2 carros para cada 100 habitantes.

Esse aumento de motorização tem gerado problemas de congestionamentos - dado o não acompanhamento da expansão do sistema viário - e de emissão de gases de efeito estufa.

Diante desse crescente problema, urbanistas e ambientalistas têm buscado e proposto soluções que partem de uma premissa: é preciso reduzir a motorização.

Essa premissa tem sido tratada como dogma religioso, ou ideológico. Mas não tem conseguido conter os avanços da motorização, em função das preferências das pessoas, insufladas pela indústria automobilística e do petróleo&gás.

A partir dessa premissa ou dogma, os estacionamentos entram como vilões. A visão dos anticarros é que os estacionamentos incentivam o uso dos carros. Assim, se assume que se houver redução da oferta de estacionamentos as pessoas seriam desestimuladas a usar o carro, o que determinaria a redução ou contenção de crescimento da motorização, com beneficio ao trânsito e ao meio ambiente.

Muitos governos têm adotado medidas no sentido de restringir os estacionamentos, mas sem os resultados esperados. O deficit de estacionamentos não tem desestimulado o uso de carros. E tem gerado um efeito contrário. Os congestionamentos têm aumentado, em polos de demanda, pelos motoristas que ficam rodando procurando vagas. O que afeta, adicionalmente, o meio ambiente.

* Jorge Hori é consultor em Inteligência Estratégica e foi contratado pelo SINDEPARK para desenvolver o estudo sobre a Política de Estacionamentos que o Sindicato irá defender. Com mais de 50 anos em consultoria a governos, empresas públicas e privadas, e a entidades do terceiro setor, acumulou um grande conhecimento e experiência no funcionamento real da Administração Pública e das Empresas. Hori também se dedica ao entendimento e interpretação do ambiente em que estão inseridas as empresas, a partir de metodologias próprias.

NOTA:

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do SINDEPARK.

Vamos fazer a diferença!

Vem aí mais uma campanha para incentivar os motoristas a preferirem estacionamentos que sejam associados ao Sindepark. Vamos mostrar que faz toda a diferença estacionar num estabelecimento com as gara (...)

Por segurança e estacionamento (RS)

Assim como os consumidores, os lojistas têm entre suas principais preocupações a falta de segurança e a limitação de vagas para estacionamento. É o que aponta a segunda fase da pesquisa contratada pel (...)