Aumenta o número de autuações no rotativo da área central (Canoas/RS)

Já são dois meses sem cobrança para que os canoenses estacionem no centro da cidade. Finalizado no final de 2022, o contrato com a empresa que administrava a Área Azul do município deixou de valer no dia 8 de dezembro. A partir deste dia, os motoristas não precisam mais procurar moedas, trocados ou colocar crédito por meio do aplicativo da empresa.

No entanto, apesar de o pagamento não ser mais obrigatório, a rotatividade segue valendo. “Nosso balanço é muito positivo, pois percebemos a colaboração de muitos motoristas”, afirma Marcos Daniel, titular da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana. Porém muitos devem se perguntar: sem ticket ou qualquer pagamento, como é feita a fiscalização do tempo máximo permitido, que é de duas horas? Para isso foi desenvolvido pela CanoasTec, um aplicativo que ajuda os agentes de trânsito. Ao fazer a ronda, os agentes anotam a placa e o modelo do carro. Com isso, as informações ficam disponíveis para todos da equipe. A ferramenta então permite que qualquer agente em serviço possa saber o tempo que o veículo está parado e, se for o caso, multa-lo.

Sem tantas diferenças, dizem motoristas

O corretor de seguros Marcelo Aguiar, 56 anos, afirma que notou poucas diferenças na hora de estacionar o carro. “Pelo fato de não cobrar, é bom. Porém, quem não vinha ao centro de carro começou a vir, aumentando o fluxo.” Sobre a rotatividade, Aguiar reitera que o maior problema é a falta de educação das pessoas. “É cultural, querem tirar vantagem e acabam ficando mais do que o tempo permitido.”

Sobre o tempo excedente dos motoristas, a adjunta da SMTM, Letícia Corrêa, comunicou que no último mês foram 180 autuações e 30 remoções de veículos. “As pessoas precisam respeitar, a sinalização está bem explicativa e posicionada.”

Flanelinhas também são fiscalizados

Outra ação de fiscalização da SMTM fica por conta da atuação de flanelinhas na área central da cidade. De acordo com o secretário Marcos Daniel, equipes do trânsito e da Guarda Municipal fazem o controle com rondas de hora em hora nos locais. “Procuramos coibir isso, as rondas são de uma em uma hora ou a cada duas horas, para evitar essa prática contra os motoristas que respeitam as regras.”

Conforme o secretário, o edital para a contratação de uma nova empresa que será responsável pela área azul, já está sendo elaborado. “Foi encaminhado para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e retornou em fevereiro, queremos divulga-lo ainda no primeiro semestre."

Diário de Canoas - RS - 15/03/2023