Parking News

Grupo composto pelo presidente da Câmara Municipal, Deivison Costa, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Elias Vaz (Psol), os vereadores Geovani Antônio (PSDB) e Virmondes Cruvinel (PSDC) protocolou ontem no Tribunal de Justiça (TJ) ação popular declaratória de constitucionalidade, atestando que cabe ao município a competência de legislar sobre o uso e ocupação do solo urbano.

O documento foi proposto pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, que questiona a cobrança pela permanência das vagas de estacionamento na Capital.

A ação foi elaborada com base no conteúdo de leis municipais, que determinam a gratuidade de estacionamento por parte dos estabelecimentos comerciais, industriais e de serviço ao consumidor. "O Código de Posturas do Município estabelece que a instituição destine gratuitamente ao consumidor uma vaga para cada 25 metros quadrados de construção. A Lei Complementar 062/1998 também prevê a oferta grátis de estacionamento", afirma Deivison.

Os vereadores pretendem que o TJ se manifeste sobre a legalidade da cobrança, instituída pelo Flamboyant e Goiânia Shopping no dia 19 de fevereiro. A medida foi amparada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que julgou inconstitucional a Lei Estadual 15.223/03, de autoria do deputado estadual José Nelto (PMDB), que proibia a cobrança caso o usuário do estacionamento comprovasse que havia gasto, no centro de compra, valor dez vezes superior ao preço a ser pago pela vaga.

De acordo com o vereador Elias Vaz (Psol), o STF considerou inconstitucional a Lei 15.223, porque não compete ao Estado interferir na questão do direito urbanístico, mas ao município. "A lei que foi derrubada é estadual. O Estado não tem competência para fazer cumprir a lei urbanística. O relator da decisão do Supremo esclarece isso", informa Elias.

Fonte: Diário da Manhã (Goiás), 29 de março de 2007

 

 

Categoria: Mercado


Outras matérias da edição

É perigoso estacionar

Os problemas das garagens irregulares no Centro

Current banking behaviors are

Tapete vermelho na garagem

Foi-se o tempo em que os carros ficavam em um lugar úmido, escuro e esquecido

Current banking behaviors are

Cadastramento de flanelinha vai até segunda-feira

A delegada disse ainda que os flanelinhas receberam o cadastro de uma forma muito boa e que esse processo vai ajudar no levantamento de quantas pessoas trabalham nas ruas da Grande Vitória

Current banking behaviors ar (...)

Mercado de GV pode ter vagas no subsolo

Uma campanha para arrecadar a verba será lançada assim que a prefeitura se posicionar sobre o pedido

Current ban (...)

Área Azul mais cara em Itajaí

O motorista terá que desembolsar o dobro, a partir de segunda-feira

Current banking behaviors are

Empresas investem na "construção verde"

Uso de iluminação natural, painéis de energia solar, reúso de água, tijolos reciclados e pisos de madeira certificada fazem parte do projeto, que indica uma tendência internacional que está chegando a (...)


Seja um associado Sindepark