Parking News

Incentivar e divulgar práticas de responsabilidade social entre as redes de franquias em todo o País. É o objetivo da Associação Franquia Solidária (Afras), formada por 60 empresas reunidas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

As "bonequinhas solidárias" que ilustram esta página é parte da iniciativa: os broches são feitos por um grupo de 380 artesãs de Pernambuco por encomenda de O Boticário e vendidos nas lojas da rede em São Paulo e no Rio de Janeiro por R$ 2,50. Na primeira fase do projeto, foram feitas 25 mil bonecas.

Mais que ajudar o grupo de artesãs, o objetivo da rede é estimular esse tipo de prática entre as demais franquias.

Esta é uma das iniciativas de O Boticário. Há outras ações incentivadas pela rede, como se verá abaixo.

Além da iniciativa da Afras, há o caso de um projeto social criado na Iochpe-Maxion, grupo de autopeças e de equipamento ferroviário, que se tornou referência e acabou se espalhando para outras empresas: o Formare, que estimula as empresas a adotar projetos sociais para jovens de baixa renda de 15 a 17 anos.

Distinção - "A Afras surgiu para dar visibilidade aos projetos sociais das franquias", explica Claudio Tieghi, presidente da entidade. "O objetivo era dar ao setor a possibilidade de articular ações sociais."

Ao constatar que cada franquia possuía características distintas umas das outras que se refletiam em suas ações sociais, a Afras entendeu que apenas divulgar iniciativas não seria suficiente para atrair novos associados e fazê-los evoluir neste campo.

Por isso, ao mesmo tempo em que incentivava doações, passou a estimular a integração de aprendizes.

Entre as ações pontuais estão a parceria com a ONG Recicla Morumbi para estimular o cumprimento da lei de reciclagem do lixo em shopping centers. A entidade e a Afras estão incentivando a coleta seletiva tanto no Shopping Jardim Sul quanto nas cercanias do bairro.

O próximo passo será a instalação de uma usina de reciclagem no Morumbi para incluir os catadores de lixo no projeto. A idéia é, a longo prazo, reproduzir a experiência em outros bairros da cidade.

Além disso, Tieghi cita a China in Box, que montou no ano passado um restaurante na Assembléia Legislativa de São Paulo com jovens aprendizes. A iniciativa teve tanto sucesso que levou a Afras a assinou um protocolo de intenções com os franqueadores do setor de alimentação para aproveitar a mão-de-obra adolescente. Os jovens recebem treinamento e instrução.

Conscientização - A Afras realiza mensalmente o Café Social para que os associados divulguem suas ações sociais. "Há 11 mil associados na ABF e queremos conscientizar todas as franquias que atuam em bairros mais favorecidos de que podem ajudar a comunidade do seu entorno", diz Tieghi.

Além das ações sociais, a Afras também está auxiliando as franquias para implantar a responsabilidade social no gerenciamento de seus negócios. "O objetivo é internalizar estas ações para que seus empreendimentos sejam sustentáveis. Estamos sensibilizando as franquias a avaliar o relacionamento com funcionários, parceiros, fornecedores e entorno", explica.

Para isso, a Afras firmou parcerias com entidades como a Fundação Abrinq, Instituto Ethos, Sebrae e Gife. Elas oferecem orientação e suporte para criar projetos de responsabilidade social. "O mercado está vendo que a responsabilidade social é uma questão estratégica para todos os negócios", afirma Tieghi.

Fonte: Diário do Comércio (São Paulo),18 de julho de 2007


Categoria: Fique por Dentro


Outras matérias da edição

Um plano para o pedágio

Prefeito Gilberto Kassab agiu com bom senso ao anunciar que vetará a lei aprovada pela Câmara proibindo estacionar carros nas vias estruturais e coletoras do centro expandido

Current (...)

Prefeitura pode mudar estacionamento no Centro

Kassab não quer proibir o estacionamento nas ruas, mas encontrar alternativas que melhorem o fluxo de veículos e, ao mesmo tempo, aumentem o número de vagas na região

Current banking (...)

Limites para o estacionamento

Estacionamento do aeroporto de Brasília faz acordo com a Promotoria de Defesa do Consumidor

Current banking beha (...)

Estacionamento com sotaque espanhole

Grupo espanhol vai construir dois estacionamentos subterrâneos em Duque de Caxias

Current banking behaviors are (...)

Shopping dobra o preço do estacionamento

Antes da cerimônia de abertura, o estacionamento que custava R$ 4 teve um aumento de mais de 100%

Current bankin (...)

Confusão na hora de estacionar no Engenhão

Público que vai ao estádio de carro para ver jogos do Pan ou comprar ingressos estaciona nas ruas de acesso ao estádio seguindo recomendação dos agentes da CET-Rio - e contrariando a portaria publicad (...)

Jogos Pan-Americanos

Motoristas estacionam em local proibido e não são punidos

Current banking behaviors are

Modelos Manobristas

Empresa investe na contratação de mulheres para serviço de valet

Current banking behaviors are

CET quer Zona Azul permanente no Ibirapuera

Segundo gerente, a população aprovou a cobrança no Ibirapuera. A CET pediu a prorrogação do cobrança da Zona Azul por mais seis meses