A área demarcada no Centro de Sumaré para o estacionamento rotativo, conhecida como Zona Azul, receberá um aplicativo para celulares, facilitando a compra dos bilhetes para os motoristas da cidade e visitantes de outros municípios.
O projeto, que deverá ser implantado em breve, foi apresentado aos comerciantes locais pela Prefeitura e pela empresa Rizzo, responsável pela operação da Zona Azul na cidade. A reunião aconteceu na sede da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré). O presidente da empresa, Roberto Rizzo, apresentou a nova tecnologia digital implantada no sistema de Zona Azul por meio de uma parceria com o CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações). Por meio do aplicativo, chamado ZAI (Zona Azul Inteligente), o usuário poderá comprar créditos e utilizá-los posteriormente. É um sistema parecido com as recargas em cartões de passe de transporte coletivo. A ativação dos créditos é possível por meio da placa do veículo. Para quem não possui celular do tipo smartphone, a opção será a ativação por um telefone gratuito 0800.
Com a compra antecipada de créditos, será possível renovar o tempo de permanência na vaga de onde o cliente estiver - não necessitando sair do local para comprar um novo bilhete. Além disso, o aplicativo permitirá saber a quantidade de vagas disponíveis e os locais onde elas estão. O motorista também poderá comprar o bilhete da Zona Azul por meio do sistema eletrônico na web, nas lojas (por meio de um aparelho parecido com um smartphone), com cartão de débito ou crédito, ou com os monitores.
Fonte: Jornal Tribuna Liberal - Sumaré - 12/07/2016