Parking News

As vendas de veículos superaram pela segunda vez em 2014 a marca de 300 mil unidades em um mês. Em outubro, segundo melhor resultado do ano, foram emplacados 306,8 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, com alta de 3,6% na comparação com setembro. Ainda assim, o resultado é 7% inferior ao do mesmo mês de 2013, quando foram negociadas 330,1 mil unidades. Os números do Renavam foram divulgados ontem, 3, pela Fenabrave, entidade que reúne os distribuidores do setor. O crescimento em outubro suavizou a retração no acumulado do ano. Nos 10 meses foram negociados 2,83 milhões de unidades, queda de 8,9% sobre igual intervalo de 2013. Até setembro a retração era maior, de 9,1%. O crescimento no mês passado foi impulsionado pelo número superior de dias úteis: foram 23 de vendas em outubro contra 22 em setembro. A média diária de emplacamentos foi de 13,3 mil unidades, sensivelmente menor do que a do mês anterior, que chegou a 13,4 mil carros/dia. A leve recuperação no total de licenciamentos do mês confirma a expectativa de alguns executivos presentes no Salão do Automóvel de São Paulo, como Sergio Habib, presidente da JAC Motors. Em entrevista durante o evento ele apontou que o mercado já chegou ao fundo do poço e que agora a tendência é de melhora. Segundo ele, se for aprovada a legislação que permite retomada do carro de forma mais simples em caso de inadimplência no financiamento, a resposta das vendas será imediata. "Será como uma injeção na veia do mercado", acredita, apontando para a provável redução das taxas de juros e para a diminuição do nível de exigência dos bancos para aprovar novas fichas. Enquanto a mudança na legislação não acontece, os números caminham para o projetado pela Fenabrave. A entidade anunciou expectativa de que as vendas de veículos ficassem próximas de 3,46 milhões de unidades este ano, com queda de 8% na comparação com o resultado de 2013. Leves A demanda por leves cresceu 3,1% em outubro na comparação com setembro, para 291,4 mil unidades. Ainda assim, o resultado é 9,3% menor do que o anotado há um ano. No acumulado de janeiro a outubro foram negociados 2,69 milhões de automóveis e comerciais leves, com queda de 8,7%. Fonte: revista Automotive Business, 3 de novembro de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

O desafio da mobilidade (30/10/2014)

Mobilidade é o grande desafio das metrópoles em todas as partes do mundo. A opção pelo automóvel levou à paralisia do trânsito, ao desperdício de tempo e combustível, além de problemas ambientais e de (...)

RioMar chega a Fortaleza (29/10/2014)

Após dois anos e um mês de investimento e muito trabalho em uma área degradada da capital cearense, no bairro de Papicu, o Grupo JCPM inaugurou dia 29 o RioMar Fortaleza. O investimento no shopping é (...)


Seja um associado Sindepark