As vendas de carros avançam globalmente. A consultoria Focus2Move projeta que até o fim de 2016 o mercado mundial alcance o recorde de 90 milhões de veículos de passeio vendidos este ano em todo o mundo. Apenas entre janeiro e agosto os emplacamentos já passaram da marca de 60 milhões de unidades, o maior volume histórico para o período, com aumento de 3,2% na comparação com igual intervalo de 2015.
Entre os conglomerados fabricantes de carros, a liderança nos primeiros oito meses do ano ficou com o Grupo Volkswagen, que produz veículos das marcas Volkswagen, Audi, Skoda, Seat, Lamborghini, Porsche, Bentley e Bugatti. A companhia entregou 6,72 milhões de veículos globalmente no período, com expansão de 2,1%. A alta aconteceu apesar do dieselgate, fraude nos motores de 11 milhões de carros vendidos no mundo pelo grupo, principalmente na Europa.
A Toyota, por sua vez, ficou logo atrás do conglomerado alemão, com 6,56 milhões de carros negociados. O volume é praticamente estável na comparação com janeiro a agosto de 2015, com leve contração de 0,1%. A Aliança Renault-Nissan completa o pódio das três maiores fabricantes de veículos do mundo, com 5,52 milhões de unidades e crescimento importante de 4,5%.
Na quarta colocação está o Grupo Hyundai, que cresceu 0,9% e entregou 5,24 milhões de carros. Os grupos norte-americanos só aparecem a partir da quinta posição, com a General Motors, que se manteve estável 5,11 milhões de veículos leves globalmente, considerando todas as suas joint ventures. A Ford entregou 4,14 milhões de unidades, mas com crescimento de 2,6%. Os grupos FCA e Honda aparecem em seguida, com 3,25 milhões e 3,17 milhões de carros, respectivamente.
Fonte: revista Automotive Business, 04/10/2016