A Prefeitura de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, publicou dia 3 um edital de licitação do estacionamento rotativo "Zona Azul Digital". As empresas interessadas em explorar os serviços na modalidade de concessão terão até o dia 4 de novembro para apresentar os envelopes de habilitação e propostas.
Após essa etapa será considerada vencedora a licitante ou consórcio de empresas que apresentar a maior oferta por meio da celebração de contrato de concessão onerosa, precedida de obra pública, para prestação de serviços de implantação, operação, gestão, controle e manutenção de sistema eletrônico informatizado e automatizado para controle e aferição do uso remunerado de vagas de estacionamento rotativo de veículos em vias de Patos de Minas.
O contrato escolhido terá prazo de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período desde que o desempenho dos serviços prestados seja satisfatório. A implantação do Estacionamento Rotativo Pago Zona Azul deverá ser analisado e aprovado pela Diretoria Municipal de Trânsito através do corpo técnico.
O sistema de estacionamento rotativo remunerado implantado abrangerá as vias públicas nos períodos compreendidos entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira e das 8h às 14h, aos sábados, ressalvadas as restrições a carga e descarga, embarque e desembarque, circulação de veículos e remoção de veículos abandonados, como prescrito na Lei Municipal.
Criação da Zona Azul
A Zona Azul em Patos de Minas foi proposta em maio de 2016. Ao todo, foram implantadas 1.766 vagas para o estacionamento rotativo. Também foram criadas faixas exclusivas para ônibus, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e viaturas da Polícia Militar.
Fonte: G1/Triângulo Mineiro, 06/10/2016