Poder caminhar pela rua e ter um espaço para sentar, ler um livro, saborear um sorvete ou simplesmente encontrar os amigos para conversar em um ambiente confortável e sem a necessidade de pagar para entrar.
Esse é o conceito dos chamados parklets, extensões temporárias de calçadas e que ocupam um espaço de até duas vagas de estacionamento. Esses ambientes promovem o uso do espaço público de forma democrática e prometem virar ponto de encontro em Vila Velha. A primeira unidade foi instalada na rua 15 de Novembro, na Praia da Costa, e já está aberta. Apesar de ter um investimento privado, o uso é público.
O espaço conta com uma pequena horta que disponibiliza 10 tipos de plantas, como erva doce, manjericão, pimenta, entre outras. Também há um bicicletário e área para deixar os cães. O empresário Luiz Felipe Torezani foi quem trouxe a ideia, que já existe em São Paulo desde 2013.
Para o arquiteto e urbanista Heliomar Venâncio, é preciso investir nesses espaços, que humanizam a cidade e proporcionam mais qualidade de vida. Em Vitória, a prefeitura informou, por meio de nota, que já elabora um decreto para a regulamentação de parklets na cidade, e a previsão é de que o processo seja finalizado ainda este mês.
Fonte: A Tribuna - ES - 01/10/2016