Parking News

Vaga caseira é legalizada (MG)

nacalcadaniteroi-92

A Prefeitura de Belo Horizonte decidiu legalizar os estacionamentos em residências, comércios e lotes vagos no entorno do Mineirão em dias de jogos, atividade informal que gera renda para muitos moradores e comerciantes da região. A determinação consta na Lei 10.973, publicada na edição do dia 19 do Diário Oficial do Município (DOM), e que será regulamentada em até 90 dias.

A prefeitura não vai interferir no preço negociado pelos donos dos imóveis com os motoristas, mas estabelecerá uma taxa a ser paga por quem alugar vagas. O valor a ser pago ao município ainda será definido e divulgado na portaria ou decreto que será publicado em até 90 dias.

O custo de estacionar perto do Mineirão varia de acordo com a importância do espetáculo ou jogo. Durante a Copa do Mundo, por exemplo, houve morador que faturou R$ 100 por veículo. A regulamentação também terá de esclarecer pontos que não foram tratados na Lei 10.973, como o perímetro em que a lei terá eficácia. Por outro lado, a norma traz algumas determinações, como o período em que os lotes vagos e as garagens das residências e comércios poderão ser usados como estacionamento a terceiros.

O prazo é de 12 horas antes dos eventos até três horas depois. A norma traz uma proibição: “Nenhuma outra atividade será, simultaneamente, permitida nos respectivos imóveis”. Muitos comerciantes e moradores que alugam o espaço aproveitam para negociar bebidas e churrasquinhos. Outra determinação é quanto à segurança do veículo. O dono do imóvel será obrigado a manter segurança física no local. A licença concedida pela prefeitura deverá ser fixada em local visível à clientela.

A lei surgiu de uma proposta do vereador Sérgio Fernando (PV), apresentada na Câmara Municipal em 2015: “A questão de vagas para estacionamento de veículos no dia de jogos e eventos no Mineirão e Mineirinho merece atenção, pois faltam vagas para abrigar os veículos. Com, isso muitas pessoas deixam seus veículos estacionados de modo irregular”, diz a justificativa do projeto.

Fonte: Estado de Minas - BH - 20/09/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Estacionamentos substituem lojas falidas (PA)

O espaço ocupado por algumas lojas que recentemente fecharam suas portas na rua 15 de Novembro, no Comércio, estão sendo utilizados para estacionamentos de veículos. Os donos desses espaços, entretant (...)

Novos parquímetros entram em funcionamento (RS)

A Expark, empresa responsável pela administração e manutenção do estacionamento rotativo em Erechim, anunciou dia 23 a colocação de 20 novos parquímetros dentro da área azul na região central da cidad (...)

Respirando aliviado (RJ)

O Dia Mundial Sem Carro, celebrado dia 22, começou com boa notícia. O 2º Inventário de Emissões Veiculares da Região Metropolitana do Rio revela que, mesmo com o aumento da frota, foi alcançada uma re (...)


Seja um associado Sindepark