O Dia Mundial Sem Carro, celebrado dia 22, começou com boa notícia. O 2º Inventário de Emissões Veiculares da Região Metropolitana do Rio revela que, mesmo com o aumento da frota, foi alcançada uma redução de 90% no somatório das emissões de gases poluentes por veículos desde 2004, ano de publicação do primeiro estudo.
O documento foi elaborado pela Secretaria de Estado do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). De acordo com o levantamento, as emissões estimadas foram reduzidas em cerca de 90% para monóxido de carbono e75% para os óxidos de nitrogênio. A secretaria ressalta que os resultados foram obtidos mesmo com a ampliação de 186 para 1.233 vias incluídas no levantamento e da frota, de 885.716 veículos para 1,3 milhão.
Os motivos para a redução da poluição gerada pelos veículos, segundo o governo estadual, foi a ampliação do uso do gás natural (GNV), aumento do percentual de biodiesel no diesel, e melhora deste combustível usado sobretudo nos ônibus, a inclusão da fiscalização de gases nas vistorias, reforço do controle de emissões de veículos pesados, pelo Programa Procon Fumaça Preta, e demais ações de fiscalização.
Engenheiro de Transportes da Uerj, Alexandre Rojas avalia que a evolução dos motores, proporcionada pela indústria automobilística, foi também relevante no processo, além do lançamento, pela Petrobras, de combustíveis diesel (usados basicamente no Brasil em ônibus e caminhões) com baixo teor de enxofre.
Fonte: O Dia - RJ - 22/09/2016