Com a especialização do segmento de estacionamento e o número cada vez menor de terrenos na cidade de São Paulo, cresce o interesse pela administração de áreas de estacionamento nas empresas.
A idéia é otimizar os espaços, melhorando a qualidade do atendimento. Gerir estacionamentos de outras empresas já é o principal negócio da Multipark - o segmento responde por 97% do faturamento da companhia. O banco Bradesco e o hospital Beneficência Portuguesa destacam-se entre seus cerca de 200 clientes.
Os edifícios comerciais são os maiores interessados em terceirizar o serviço de garagem, segundo Sérgio Morad, presidente do Sindicato das Empresas de Garagens e Estacionamentos do Estado de São Paulo (Sindepark) e sócio da Multipark. "As empresas podem contratar o know-how dos especialistas em estacionamentos para otimizar as vagas ociosas de garagem e ainda lucrar com isso", diz Morad. "Operamos as vagas e os serviços e passamos toda a receita para a companhia que nos contratou."
Aproveitando o crescimento desse mercado, a rede Maxipark pretende investir R$ 1 milhão em novos negócios em 2007. São clientes os laboratórios Delboni, a rede Casa & Construção, o edifício central da Credicard e o da Rede Globo. "Neste ano, pretendemos ampliar esses serviços para nossos clientes atuais e já estamos em negociação com outras três companhias", afirma o diretor presidente da Maxipark, Paulo Frascino. "Somos contratados por nossos clientes para operar todos os serviços do estacionamento e nos tornamos responsáveis por tudo o que acontece nas áreas em que estão os carros", afirma Frascino. "Estabelecemos metas, projetamos uma melhor disposição das vagas para otimizar os serviços, organizamos a demarcação viária e oferecemos serviços especializados de manobristas e administração."
Mais carros - Na avaliação do diretor do setor de valet da rede Estapar, Ricardo Mesquita, o crescimento do mercado de terceirização de estacionamentos está diretamente ligado à facilidade que se tem, atualmente, para comprar um carro. "As áreas de garagem das grandes empresas estão cada vez mais cheias porque até os ocupantes dos cargos de níveis mais baixos das companhias conseguem financiamento para comprar um carro", diz Mesquita. "E isso é bom para a sociedade, para a economia do País e também para nosso negócio", afirma.
A Estapar administra estacionamentos de 30 empresas, entre elas a Daslu, IBM e Etna. "Como a procura por vagas cresce a cada dia e o espaço é escasso, a solução é otimizar as áreas já existentes e ainda lucrar com isso", afirma.
Fonte: Diário do Comércio (São Paulo), 17 a 20 de fevereiro de 2007