Parking News

Os 3,5 milhões de motoristas que circulam diariamente na Capital - e que chegaram a enfrentar o pico de 155 km de lentidão neste ano - tem mais um aliado para escapar dos congestionamentos: o serviço de emissoras de rádio que, junto ao trabalho de 1.500 agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), monitoram o trânsito.

Há dez dias no ar, a SulAmérica Trânsito (92,1 FM), dedicada às informações sobre o tráfego, das 5h às 21h, não pára de receber ligações. "Tivemos de engavetar algumas idéias porque a programação foi invadida pelos ouvintes. Diariamente colocamos 300 deles no ar", disse Felipe Bueno, diretor da emissora. A rádio, que tem 25 profissionais, 10 deles em campo, tem programação mais amena, das 21h às 5h, com música e informações de trânsito.

Um dos projetos que teve espaço diminuído é a inserção de um minuto de dicas de como cuidar do carro, saúde, entre outros temas relativos ao trânsito. A prestação de serviços para escapar de congestionamentos, passadas tanto por ouvintes, quanto por repórteres e âncoras, se tornou o foco da emissora. "O grande lance da rádio é dar alternativas de rotas e deixar o trânsito mais humano e aceitável", disse.

Bueno afirmou que a emissora também procura fornecer informações sobre educação de trânsito, como a orientação para os ouvintes estacionarem ou usarem o viva-voz para falar no celular durante a programação. O uso do aparelho é proibido com o veículo em movimento.

Serviços - Outra emissora que tradicionalmente presta serviços ao motorista, e também à CET, é a rádio Eldorado (92,9 FM). Desde 1988, a emissora acompanha ocorrências de trânsito com helicóptero e há 10 anos tem o boletim Ouvinte Repórter , no qual ouvintes cadastrados passam informações de trânsito, inclusive ao vivo. "Em 2006, tivemos o recorde de 500 mil ouvintes participando da programação da Eldorado", disse a diretora executiva da emissora, Miriam Chaves.

Segundo ela, o diferencial da Eldorado é que o motorista pode ouvir, além de informações sobre o trânsito, outras notícias e a programação musical, 24 horas por dia.

CET - As duas emissoras auxiliam o trabalho de 1500 agentes da CET que, divididos em quatro turnos, cobrem seis regiões de São Paulo. Das interferências que causam lentidão, 80% são identificadas pelos marronzinhos, que circulam em 400 viaturas. Junto a eles, há também 70 técnicos que ficam em topos de prédios com binóculos e 256 câmeras.

Hoje, a lentidão é causada por cerca de 1200 ocorrências diárias. Segundo o gerente de operações da CET, Gilson Grilli, na maioria dos casos são acidentes e carros quebrados ou sem combustível.

Na Central de Operações da CET, Grilli também fica atento a todo o fluxo de informações, inclusive as que chegam da imprensa. "Recebemos informações pela central 156, pela emissoras de rádio e TV e pelo projeto da rádio Eldorado".

Uma das fontes de informação da rádio Eldorado é o projeto Anjos da Cidade, em parceria com a Taximania. São 500 taxistas que circulam pela cidade e informam sobre congestionamentos, buracos, semáforos queimados etc.

"As informações que vão ao ar, inclusive as dos ouvintes, chegam à CET até mesmo antes de os técnicos detectarem, explicou Miriam. Para o gerente de operações, o site da CET é uma fonte importante. "Mas a cidade é grande e a troca de informações sobre trânsito é importante", afirmou Grilli.

Fonte: Diário do Comércio (São Paulo), 22 de fevereiro de 2007


Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Novas regras para valets

Prefeitura publica novo decreto para regulamentar a lei nº 13.763/04 e revoga o decreto de 2004

Current banking (...)

Flanelinha ganha até R$ 2 mil por mês

As cifras são o resultado de uma média de 200 carros. Existem ainda alguns clientes que lhe pagam por mês, engordando o montante final

Current banking behaviors are

Estacionamento custa caro

O aumento chega a 400% em relação ao preço cobrado na chamada Zona Azul

Current banking behaviors are

Ibirapuera: Zona Azul está pronta

Freqüentadores do parque terão de pagar para estacionar por, no máximo, 4 horas. Valor será 50% do cobrado na rua


Seja um associado Sindepark