Parking News

Tata Motors encara o desafio de testar autônomos na Índia

carroautonomo-830

A Tata Motors pretende fazer o que nenhuma companhia estrangeira teve coragem de encarar até agora: testar carros autônomos no caótico trânsito da Índia. Informações do Business Standard, principal publicação sobre negócios da região, apontam que a companhia pediu autorização para rodar com carros sem motoristas às autoridades de Bengaluru, cidade do sul da Índia.

A demanda veio da Tata Elxsi, divisão do grupo especializada em design e engenharia. O foco não é desenvolver um carro totalmente novo, mas adaptar a tecnologia a dois sedãs já oferecidos pela companhia, equipando os modelos com sensores, câmeras e um sistema para processar os dados e informações captados. Os testes já começaram, mas apenas dentro dos limites da empresa em Bengaluru.

A Tata Motors, que controla a Jaguar Land Rover, trabalha no desenvolvimento de carros autônomos desde 2014. Ainda assim, o plano de testar a tecnologia em vias públicas na Índia é ousado. Diferentemente do que acontece nas ruas da Europa e dos Estados Unidos, no país os carros dividem espaço com uma série de lentos riquixás, com motoristas imprudentes nos automóveis, pedestres e, eventualmente, vacas e elefantes.

Diante da peculiaridade das vias indianas, líderes de outras companhias já chegaram a avisar que os carros autônomos vão demorar para chegar à região. Travis Kalanick, CEO da Uber, disse que o país será o último a receber a frota de veículos sem motorista que a companhia pretende implementar globalmente. Se os testes avançarem, a Tata Motors vai fazer o executivo norte-americano morder a língua.

Fonte: revista Automotive Business, 18/01/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A tecnologia vai dizimar os flanelinhas

Por Jorge Hori* Os flanelinhas são uma praga que assola os usuários de carros que se destinam a áreas de concentração de atividades econômicas, sem disponibilidade de vagas em estacionamentos (...)

Flanelinhas tomam a Pampulha (MG)

No entorno da Igrejinha da Pampulha, na capital, dezenas de flanelinhas voltaram a tomar conta das ruas. Nove meses depois do início da operação lançada pela Polícia Militar (PM) de combate à prática (...)

Estacionamento rotativo em BH será modernizado

A era digital ganha cada vez mais força nos serviços das metrópoles e, em Belo Horizonte, celeiro das startups, a proposta de acabar com o velho talão de estacionamento rotativo está prestes a ser rea (...)

Rotativo suspenso na orla de Guarapari (ES)

Mais da metade das vagas de rotativo demarcadas em Guarapari teve a cobrança suspensa pelo prefeito Edson Magalhães. O serviço, que foi autorizado a funcionar em cinco bairros do município, agora só p (...)

Queda nas vendas de veículos ainda persiste

A aguardada reversão da curva de contração nas vendas de veículos ainda não aconteceu. A opinião é da consultora Letícia Costa, da Prada Assessoria. Na visão dela, depois de encolher 20,2% em 2016, pa (...)

Ford apresenta 7ª geração do Mustang

Um dos carros esportivos mais icônicos do mundo, que já apareceu em 3 mil filmes e séries de TV e criou uma legião de fãs com 300 clubes espalhados pelo mundo, o Mustang está chegando à sétima geração (...)


Seja um associado Sindepark