A era digital ganha cada vez mais força nos serviços das metrópoles e, em Belo Horizonte, celeiro das startups, a proposta de acabar com o velho talão de estacionamento rotativo está prestes a ser realidade. O Faixa Azul deve virar um serviço eletrônico no segundo semestre deste ano.
Por meio de um aplicativo para celular, o sistema será pré-pago via cartão de crédito ou débito para facilitar o acesso aos estacionamentos rotativos de BH, além de banir esquemas criados por flanelinhas e motoristas que burlam o pagamento do serviço. O novo diretor de sistema viário da BHTrans, José Carlos Mendanha Ladeira, afirma que o Faixa Azul digital deve começar a entrar em operação em agosto e será de grande relevância.
“Já desenvolvemos oito sistemas e o edital de licitação fica pronto dentro de quatro meses. Sendo otimista, a expectativa é que no segundo semestre deste ano o aplicativo comece a funcionar”, afirmou Ladeira. De acordo com a BHTrans, o equipamento para fiscalização do serviço está sendo desenvolvido e, assim que aprovado, deverá passar por uma avaliação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O Faixa Azul digital deve funcionar da seguinte forma: o motorista baixará um aplicativo no smartphone, credenciará a placa do carro no programa, comprará créditos por meio da sua operadora de cartão e, ao chegar em um quarteirão, fará um login. Assim, o sistema identificará o horário em que o veículo foi estacionado e o módulo de fiscalização entrará em operação. Para conferir o pagamento, um agente de trânsito digitará as placas dos veículos no módulo que informará online quais automóveis estão logados no rotativo eletrônico. Por outro lado, aqueles veículos que não tiverem conectados serão multados com o próprio aparelho.
Fonte: Jornal Metro - BH - 19/01/2017