Um aplicativo via smartphone está disponível para os monitores do estacionamento rotativo de Passo Fundo. A nova ferramenta, que visa modernizar a rotatividade dos veículos nas vagas, apresenta um novo sistema de emissão da Tarifa de Regularização, que é impressa na hora com código de barras por meio de um aparelho. Com a mudança, não é mais necessário que o usuário comprove o pagamento na Guarda Municipal de Trânsito ou na Codepas após efetuar o pagamento em uma lotérica.
A alteração se deve a uma determinação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em razão de que a Caixa Econômica Federal não aceita mais o antigo boleto que era impresso. Por meio do dispositivo móvel, os monitores conseguem salvar o número da placa, horário, registrar o local estacionado via GPS, além de fotografar no modo panorâmico o veículo no local para registrar a possível infração de trânsito. O aparelho entrou em operação dia 16.
De acordo com o coordenador do estacionamento rotativo, José Doeber, a alteração surge para facilitar o pagamento da tarifa e qualificar a fiscalização. “O usuário não precisa ir até os locais de comprovação de pagamento. Agora ele é feito via sistema e a Guarda de Trânsito recebe a confirmação”, afirma. Segundo ele, a implementação do aplicativo vai contribuir com a fiscalização, sobretudo em casos de motoristas que deixam o veículo estacionado no mesmo local por mais de duas horas – tempo máximo permitido por vaga.
Estacionamento rotativo
Existente em Passo Fundo desde 2012, o sistema de estacionamento rotativo na região central do município é identificado pela área azul, pintada nos cordões de ruas e avenidas. Para deixar o veículo em uma das mais de 1.400 vagas de estacionamento, são disponibilizados 46 parquímetros para comprar o ticket com o período desejado de estacionamento.
Fonte: Diário da Manhã - Passo Fundo - 17/01/2017