Estacionar no Centro de Novo Hamburgo não é uma tarefa fácil, principalmente no horário comercial, com poucas vagas e muitos motoristas disputando espaço. Para que haja maior rotatividade foi instalada no Município a Faixa Nobre, um sistema que cobra dos motoristas pelo tempo de estacionamento, que não pode ser superior a duas horas.
O valor da hora é de 1 real e atualmente há 1.850 vagas disponíveis pelo sistema de estacionamento rotativo pago em Novo Hamburgo. Mensalmente, a Faixa Nobre arrecada entre R$ 50 mil e R$ 60 mil, o que é suficiente apenas para custear o sistema, cujos principais gastos se concentram no pagamento de salários dos 32 funcionários, entre eles os 19 fiscais - ainda há gastos fixos com aluguel de prédio, água, luz, telefone, materiais de expediente, entre outros.
"Já se falou em aumentar a tarifa, mas a Prefeitura optou por deixar assim, porque a ideia não é lucrar. Atualmente, dá para pagar os sustos, não sobra nada. E claro que a gente queria investir, mas não fica dinheiro em caixa", argumenta o diretor da Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) de Novo Hamburgo - que administra a Faixa Nobre -, Juarez Kaiser.
''A Faixa Nobre não foi implantada na cidade para arrecadar dinheiro, mas para dar rotatividade, especialmente ao comércio. Se fosse liberado, só com veículos dos comerciários ficaria lotado. A ideia é democratizar o estacionamento", justifica Kaiser.
Fonte: Jornal NH - Novo Hamburgo - 23/06/2016