Ontem, dia 4, passou a operar o projeto-piloto do Veículos Alternativos para Mobilidade (Vamo). O sistema de carros elétricos compartilhados foi lançado oficialmente na tarde de ontem no Paço Municipal. Esse é o primeiro sistema público de compartilhamento de carros do País.
O objetivo, segundo a Prefeitura, é oferecer mais um modal como alternativa de transporte, reduzindo a dependência do carro próprio. Segundo Luiz Alberto Saboia, secretário-executivo da Secretaria da Conservação e dos Serviços Públicos (SCSP), o Vamo é voltado para quem deseja fazer, de carro, deslocamentos intermediários em relação a tempo. Para os curtos, vale mais a pena financeiramente o táxi.
“É um sistema que não vem competir com o táxi. Vem complementar para um outro tipo de viagem”, explica. A taxa de adesão mensal ao sistema é de R$ 40, valor revertido em créditos no momento do cadastro. O valor mínimo para uso é R$ 20, que dá direito a meia hora de utilização. Caso o usuário ultrapasse os 30 minutos com o veículo, será feita cobrança extra no cartão de crédito.
O sistema será operado pela Serttel, mesma empresa responsável pelo Bicicletar, programa de compartilhamento de bicicletas implantado há um ano e meio. O Hapvida é o patrocinador do sistema motorizado. A SCSP é o órgão público responsável por coordenar as ações. Em julho, o Vamo funcionará como projeto-piloto, com três veículos.
No mês seguinte começa a chamada operação assistida e, em setembro, o sistema funcionará em caráter definitivo. “Precisamos entender a demanda de quem vai usá-lo. Serão seis meses de coleta de dados para a gente estudar o modelo. Depois podemos fazer ajustes”, complementa Saboia.
Veículos
Foram dois os modelos de veículo escolhidos. Ambos chineses. O menor, com capacidade para dois passageiros e autonomia de120 km, é o Zhidou EEC L7. Já o maior, com capacidade para cinco passageiros e autonomia de 250km, é o BYD e6. Em julho, durante a fase de demonstração, dois veículos Zhidou e um BYD estarão em seis estações itinerantes. Nesta primeira etapa, o usuário poderá fazer um pré-cadastro no Vamo e realizar um test-drive para se habituar com os veículos.
Fonte: O Povo - Fortaleza - 29/06/2016