Jilmar Tatto, secretário de Transportes da prefeitura de São Paulo, anunciou dia 1º que a capital paulista terá um serviço de compartilhamento de carros elétricos. O comunicado foi feito por Tatto durante a abertura da 12ª edição do Salão dos Veículos Elétricos, que se encerrou no dia 3, no Expo Center Norte.
A ideia da prefeitura é introduzir um modelo de serviço já existente em outros países, tal como o Autolib de Paris, blueindy nos EUA ou Car2Go, por exemplo. Nos pontos de entrega e retirada de veículo, as vagas de estacionamento da Zona Azul serão utilizadas e o serviço estará isento de pagamento, assim como de rodízio.
A prefeitura promete em breve abrir uma licitação para empresas interessadas em explorar o serviço que, no Brasil, já está sendo executado em Fortaleza. Apesar do anúncio, ainda não há detalhes definidos, nem em relação ao modelo de veículo – que pode até mesmo ser híbrido – e sistema de pagamento, por exemplo. Com eleições municipais, não se sabe se o projeto será impactado numa eventual mudança no cenário político da metrópole paulista.
Fonte: Notícias Automotivas, 02/09/2016