A Prefeitura de Santos, no litoral paulista, vai lançar um pacote com o objetivo de atrair investimentos do setor privado em projetos de infraestrutura e transporte. O programa de PPPs (parcerias público-privadas) vai priorizar, de início, aportes na construção de um novo terminal rodoviário, de estacionamentos subterrâneos e na gestão da iluminação.
A prefeitura contratou a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) para elaborar o estudo de viabilidade dos projetos. Por enquanto, não há estimativa de quanto os parceiros privados terão de investir.
"Com certeza é um volume que o município sozinho não teria capacidade para viabilizar", diz o prefeito, Paulo Alexandre Barbosa. O decreto que regulamenta o programa será assinado por ele nesta quarta-feira (18). A construção da nova rodoviária deverá ser integrada à revitalização da região que abriga a atual estrutura.
"Temos o turismo como um dos vetores de desenvolvimento e, hoje, o terminal existente já não atende a demanda de passageiros." No caso da iluminação, a prefeitura assumiu em janeiro a gestão do sistema.
O repasse para o setor privado incluirá a troca das lâmpadas por tecnologia LED, nos moldes da PPP em andamento na cidade de São Paulo.
Fonte: Folha de S. Paulo, 17 de março de 2015