A exemplo do que ocorre hoje no Canal3, aAvenida Conselheiro Nébias passará a ter restrição de estacionamento de veículos nos trechos de tráfego mais intensos. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de Santos está finalizando o estudo para a implantação da medida, que pode acontecer aindaem abril. Aindanão se sabe em quais horários deve ser proibido estacionar na avenida, mas a ideia é que os carros não possam parar no sentido praia-Centro, a partir da Rua Bento de Abreu até a Rua Bittencourt. Já no sentido oposto, a restrição seria da Rua Borges até a Pedro de Toledo. O presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, afirma que a proibição para estacionamento em determinados horários vai acontecer em apenas um dos lados da via.
“A data para o início da restrição também não está definida. Queremos terminar a medição do fluxo de veículos para determinar os horários. Primeiro, vamos fazer um comunicado para comerciantes dali e conversar com moradores para que eles não sejam pegos de surpresa. Só depois de todas as dúvidas sanadas é que daremos um prazo para a implantação.”
O presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, explica que a medida será tomada para dar mais fluidez à Conselheiro Nébias. Vamos fazer algo como o que foi feito na Washington Luiz, onde tivemos uma melhora de 36% na fluidez e uma velocidade média que aumentou, passando para uma média de25 kmpor hora.
Sem os carros parados e andando mais, a pista do Canal 3 passou a ser preferência de mais motoristas. As pessoas estão usando mais esse que é o único caminho direto ligando a praia ao Centro.
“Estão aumentando o caminho para ganhar tempo”, afirma o presidente da CET, que garante que a medida também fez com que o fluxo das ruas vizinhas fosse reduzido. “Além da Conselheiro, queremos fazer isso com outras vias, como a Ana Costa, Canal 1 e Canal2.”
Fonte: A Tribuna (Santos), 14 de março de 2015