O projeto é fruto de uma parceria entre a Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) e a empresa austríaca Laks, que se diz pioneira em soluções de pagamento via relógio. A tecnologia de transmissão de dados, no entanto, é a mesma já utilizada no cartão físico - o pagamento é registrado por meio de radiofrequência.
A primeira reunião entre brasileiros e austríacos ocorreu há pouco mais de três anos, quando a Fetranspor iniciou os testes do novo meio de vale-transporte. A partir de 2010, os relógios foram distribuídos a voluntários - em página da franquia Riocard no YouTube, há um vídeo mostrando o funcionamento do sistema.
Relógio será usado nas barcas, trens, ônibus e metrô
Além do transporte público tradicional (metrô, ônibus, trens e barcas), os relógios de pulso também poderão ser utilizados nas vans legalizadas. O objetivo dos investidores é popularizar o vale-transporte de dupla utilizado nos próximos anos, quando o Rio de Janeiro será uma das principais sedes da Copa do Mundo, em 2014, e palco dos Jogos Olímpicos, em 2016.
Fonte: Folha de S. Paulo, 22 de novembro de 2012