Entre janeiro e junho deste ano, 53.473 pessoas fizeram o exame prático na capital, de acordo com dados da secretaria publicados no Diário Oficial do DF. Entre os candidatos, 18.397 foram reprovados. Na prova teórica, foram 13.836 alunos que não atingiram a nota mínima para aprovação, de um total de 43.388 pessoas.
Para o instrutor de autoescola Sinval Ferreira da Silva, o nervosismo é o principal fator que explica o grande número de reprovados, tanto no teste teórico quanto no prático.
"O aluno geralmente está preparado para dirigir, mas se sente pressionado pelos examinadores, principalmente na prova prática, na avaliação dentro do carro."
Para o Detran-DF o número de aulas é suficiente. Casos especiais podem exigir um número maior de sessões dentro do carro, o que deve ser decidido entre aluno e instrutor.
Para o órgão, o rodízio de examinadores garante a segurança e a impessoalidade do processo. Todos os que aplicam o exame cumprem uma série de requisitos e se submetem a cursos de formação e atualização periodicamente.
Segundo o Detran, a média de 60% a 65% de aprovação nos exames é considerada normal e se mantém regular a cada ano. O órgão considera que os critérios de avaliação são uma medida que visa a segurança no trânsito.
Fonte: portal G1, 26 de novembro de 2012