O esquema especial de trânsito para a Olimpíada reduzirá a oferta de milhares de vagas de estacionamento em 266 ruas e avenidas do Rio. A medida atingirá até os espaços nos canteiros centrais da orla marítima. Em alguns casos, as interdições serão apenas em dias específicos, devido às provas de rua, mas há situações em que os bloqueios poderão durar semanas. As mudanças começaram já nesta segunda-feira (11), pelo Parque dos Patins, na Lagoa, onde serão fechadas 210 vagas para permitir a montagem da infraestrutura das provas de remo e canoagem.
Como a Lagoa terá eventos da Paralimpíada (de7 a18 de setembro), o espaço só voltará a ser usado como estacionamento em 30 de setembro. A região mais atingida será a Zona Sul, com restrições em 108 vias, principalmente em Copacabana. No bairro, as mudanças começam a partir do dia 24 de julho, nos preparativos finais para a montagem da arena de vôlei de praia no Leme. Serão bloqueadas vagas em trechos da Prado Júnior e do canteiro central da Avenida Atlântica. O esquema incluirá mais trechos do bairro ao longo dos dias, com a liberação das vagas no dia 20 de agosto.
CORTES PODERÃO SER MAIORES
Na região da Barra, os cortes de vagas atingirão 90 vias, em sua maioria no entorno do Parque Olímpico, sendo que as restrições começarão no dia 3 de agosto. Na região do Maracanã (que inclui o entorno do Engenhão), também haverá cortes de vagas a partir do dia 3 do mês que vem.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) não sabe informar quantas vagas serão suspensas, porque nem todas fazem parte do sistema Rio Rotativo.
Fonte: O Globo - 08/07/2016