"Os motoristas sempre inventam uma desculpa, porque ninguém quer ser pego no flagra cometendo uma irregularidade. Sempre tentam dar um jeitinho", afirma o diretor da Associação das Vítimas de Trânsito (Avitran), Salomão Rabinovich. Para ele, o número de multas por estacionamento irregular é reflexo da falta de educação e respeito.
A opinião é compartilhada por Maria Tereza Campos, psicóloga e coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia do Trânsito, da Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). "É uma lei muito importante. Mas não adianta ter a lei se não houver um trabalho de consciência social."
Maria Tereza afirma ainda que o número de vagas é insuficiente. "A população brasileira está envelhecendo", comenta. Hoje, segundo a Fundação Seade (Sistema Estadual de Analise de Dados), a cidade tem 1,39 milhão de habitantes com 60 anos ou mais, 12% de sua população.
As vagas para idosos estão espalhadas principalmente por áreas comerciais e de grande movimento, onde o estacionamento é controlado pela Zona Azul. Elas são 5% do total das 35,5 mil vagas pagas na cidade.
Para ter o direito de estacionar nesses pontos, é preciso deixar o cartão do idoso visível no painel.
Para tirar o cartão do idoso, para uso na Zona Azul paulistana, é necessário acessar o site da Secretaria Municipal de Transportes, pelo www.prefeitura.sp.gov.br, preencher o requerimento e encaminhar a documentação ara o endereço solicitado. Após dez dias da aprovação, o cartão poderá ser retirado na R. do Sumidouro, 740 (Pinheiros).
Fonte: O Estado de S. Paulo, 17 de março de 2011