Países sul-americanos unem esforços para reduzir mortes nas estradas (14/03/2011)
As autoridades do setor de transporte de sete países sul-americanos se reuniram dia 14 de março em Lima para avaliar medidas conjuntas com o objetivo de reduzir o número de mortes por acidentes de trânsito, que oscilam entre 1,6 mil e 5,4 mil mortes anuais, segundo o país. A Primeira Reunião de Ministros Sul-Americanos de Transportes e Segurança Viária procura criar procedimentos e protocolos em toda a região, tais como sinalização, obtenção de licenças de dirigir e atendimento de emergências, entre outros, informou o ministro peruano de Transportes, Enrique Cornejo, na sessão inaugural, segundo a agência Efe.
Além disso, será criado um Sistema de Informação Regional, que vai recolher dados relevantes após um acidente e divulgar entre as autoridades da Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai e Peru, países presentes no fórum.
Cornejo assinalou que a mortalidade nas estradas peruanas por acidentes de trânsito caiu 19% nos últimos três anos, após passar de 3,5 mil em 2007 a 2,854 mil em 2010, graças a um modelo integral que incluiu programa educativo de segurança na estrada e maior fiscalização no serviço de transporte.
Fonte: agência de notícias Efe (em Lima, Peru), 14 de março de 2011