O ônibus ainda é o principal meio de locomoção, usado por 34% dos brasileiros. A caminhada é a opção de 24% da população. E o carro particular fica em terceiro, com 16%. Apesar do que se vê nas grandes cidades, a motocicleta ocupa só o quinto lugar na preferência, atrás, acredite, da bicicleta.
A pesquisa se propôs a retratar a maneira como os brasileiros se locomovem. E a conclusão é que não existe um único retrato para todo o Brasil. O transporte coletivo que passa pelo Sudeste ou pelo Sul não é exatamente o mesmo em outras regiões.
Se, no Sul do Brasil, mais da metade dos usuários acha o serviço de ônibus bom ou ótimo, no Norte e no Centro-Oeste, 40% dizem que o serviço é ruim ou péssimo.
Ao analisar a pesquisa, o urbanista Candido Malta, da Universidade Federal de São Paulo (USP), concluiu que quem bate perna todo dia deve ser visto como exemplo de modernidade. "Ele está, também, contribuindo de modo efetivo para a redução do gás carbônico que seria produzido caso ele usasse transporte coletivo ou mesmo individual", constata.
Fonte: Jornal Nacional (TV Globo), 17 de agosto de 2011