Ambos estão previstos para entrar no mercado em 2013 e são o foco da marca alemã atualmente. Entretanto, outro modelo, que pretende rivalizar com o Chevrolet Volt, está entre os planos da BMW, e deve se chamar i5.
Tanto o i3 quanto o i8 possuem motores a gasolina e usam chassis de alumínio em sua estrutura, com a célula do passageiro de plástico reforçado com fibra de carbono. Ambos serão montados na planta de Leipzig e devem compartilhar tecnologias e componentes como motor elétrico e baterias.
No caso do i8, o motor a combustão, três cilindros com turbo, gera 220 cv de potência. A unidade elétrica, localizada na frente do cupê esportivo e movida por uma bateria de íon de lítio, tem autonomia para 35 km atuando sozinha. O modelo, que vai de 0 a 100 km/h em apenas cinco segundos, se destaca pelo baixo consumo - cerca de 33km/l.
Já o i3, que possui motor elétrico na traseira e não teve a autonomia revelada pela BMW, desenvolve 170 cv e faz de 0 a 100 km/h em oito segundos. O modelo ainda oferece a opção de o proprietário acionar a recarga de bateria por smartphone.
Fonte: revista Quatro Rodas, 29 de julho de 2011