A estrada monitorada foi a Avenida Rio das Pedras, na zona leste. É uma artéria que tem tráfego pesado - cercada por pequenas e médias indústrias, é ligação para avenidas importantes como a Aricanduva e Jacu-Pêssego, além de estar em uma área extremamente populosa.
A faixa exclusiva ali começou a funcionar no dia 22. A comparação que a Maplink fez foi entre a última semana e a terceira semana do mês passado, de 18 a 22 de março.
O levantamento mostra que, na média, o motorista que pega a avenida nas primeiras horas da manhã foi quem mais sentiu impacto negativo com a entrada das faixas exclusivas. A velocidade média dos carros caiu de cerca de 30 km/h para menos de 25 km/h entre 6h e 8h.
Já após as 8h, os dados mostram que as faixas acabaram organizando melhor o trânsito dos carros. Entre 9h e 10h, na semana passada, mesmo com uma faixa de circulação a menos, os carros conseguiram desenvolver uma velocidade maior do que há um mês, sem as faixas exclusivas. A velocidade chegou perto dos 25 km/h, enquanto na terceira semana do mês passado ela não passava dos 20 km/h, na média.
A Prefeitura ainda não divulgou uma análise própria do comportamento do trânsito da cidade depois que as novas faixas exclusivas passaram a funcionar.
Fonte: Agência Estado, 29 de abril de 2013