"Com ABS, o piloto tem menor possibilidade de perder o controle da moto em uma situação de emergência. Isso evita quedas e proporciona um melhor desempenho caso seja preciso desviar de um obstáculo durante a frenagem", explica o engenheiro Alfredo Guedes, da Honda.
A moto com o equipamento também requer menos espaço para frear.
O ABS é acionado quando o módulo eletrônico identifica que uma das rodas gira com velocidade mais baixa que a outra.
O sistema reduz a pressão no circuito de freio e evita que a roda trave por completo. A central eletrônica do sistema controla as ações.
"Tudo acontece em milésimos de segundo, as válvulas se abrem e se fecham repetidamente. É como se a pastilha ficasse beliscando o disco de freio. O ciclo repete-se várias vezes até parar a moto, sem que ocorra o travamento das rodas", descreve Guedes.
Na Europa, uma nova legislação tornou o freio ABS obrigatório para motos com motores acima de 125 cm³ em 2016. Em 2017, o sistema será obrigatório para todos os modelos.
Fonte: Folha de S. Paulo, 25 de abril de 2013