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Em 1919, a Ford americana aprovou a criação da filial brasileira, destinando para tanto um capital inicial de 25 mil dólares, que seriam transferidos da filial da Argentina. Foram enviados ao Brasil E.A. Evans e Benjamim Kopf para estabelecer a nova filial. Evans deu início às operações da fábrica em 24 de abril daquele ano com apenas 12 funcionários, num depósito de dois andares na R. Florêncio de Abreu, no centro de São Paulo. Ali era iniciada a montagem de automóveis Modelo T e caminhões Ford TT.
Tornou-se, assim, o primeiro fabricante de automóveis a se estabelecer no Brasil. No 1º ano das operações no País, foram vendidos 2.447 automóveis.
Em 1924, as vendas do Modelo T somariam 24.250, recorde brasileiro que permaneceu até 1960, quando foi introduzido o Corcel. Nesse ano, a Ford montou a 1ª Exposição de automóveis do Brasil, em São Paulo, no Palácio das Indústrias, entre 4 e 12 de Outubro.
Em 1929, o Modelo A era o automóvel mais vendido no Brasil.
Alguns anos depois, em 1932, era anunciado pela empresa o revolucionário motor Ford V8 - 3,65 L e 65 HP.
Apesar da recessão ocasionada pela 2ª Guerra Mundial, entre os anos de 1942 e 1944 a Ford Brasil prosseguiu com a montagem de carros em pequena escala, adaptando-se ao sistema de gasogênio, devido ao racionamento de gasolina.
No ano de 1953, seria criada a nova fábrica no Ipiranga, na capital paulista, onde eram montados automóveis da Ford americana e europeia, tratores e chassis de ônibus. O gerente-geral era o brasileiro Humberto Monteiro, um grande entusiasta da produção nacional de veículos.
Em 1961, a Ford apresentou o 1º caminhão com motor diesel: F-600 e, um ano depois, lançava a nova linha de pick-ups e caminhões super-Ford. Também era produzido no Brasil o Ford de nº 75.000, uma pick-up F-1000.
Três anos depois, a Ford americana lançava o Mustang, que seria no Brasil o carro importado mais vendido da década.
No ano de 1967, mais precisamente em 2 de abril, era lançado o primeiro automóvel brasileiro da Ford, o Galaxie 500, com motor V8 de 4,5 litros, 170 hp. Em outubro desse ano a Ford adquiriu o controle acionário da Willys-Overland do Brasil, fábrica situada em São Bernardo do Campo, SP, que produzia os modelos Jeep, Rural, Pick-up,
Aero Willis, Itamaraty, Gordini e Interlagos.
A Ford prossegue até hoje com sua bem sucedida trajetória no Brasil com diversos outros carros que certamente ficarão na história, tornando-se verdadeiros ícones da indústria automobilística como os admirados "Fordinhos".
Fonte: pesquisa CNB, abril de 2013

Categoria: Mundo do Automóvel


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