Tornou-se, assim, o primeiro fabricante de automóveis a se estabelecer no Brasil. No 1º ano das operações no País, foram vendidos 2.447 automóveis.
Em 1924, as vendas do Modelo T somariam 24.250, recorde brasileiro que permaneceu até 1960, quando foi introduzido o Corcel. Nesse ano, a Ford montou a 1ª Exposição de automóveis do Brasil, em São Paulo, no Palácio das Indústrias, entre 4 e 12 de Outubro.
Em 1929, o Modelo A era o automóvel mais vendido no Brasil.
Alguns anos depois, em 1932, era anunciado pela empresa o revolucionário motor Ford V8 - 3,65 L e 65 HP.
Apesar da recessão ocasionada pela 2ª Guerra Mundial, entre os anos de 1942 e 1944 a Ford Brasil prosseguiu com a montagem de carros em pequena escala, adaptando-se ao sistema de gasogênio, devido ao racionamento de gasolina.
No ano de 1953, seria criada a nova fábrica no Ipiranga, na capital paulista, onde eram montados automóveis da Ford americana e europeia, tratores e chassis de ônibus. O gerente-geral era o brasileiro Humberto Monteiro, um grande entusiasta da produção nacional de veículos.
Em 1961, a Ford apresentou o 1º caminhão com motor diesel: F-600 e, um ano depois, lançava a nova linha de pick-ups e caminhões super-Ford. Também era produzido no Brasil o Ford de nº 75.000, uma pick-up F-1000.
Três anos depois, a Ford americana lançava o Mustang, que seria no Brasil o carro importado mais vendido da década.
No ano de 1967, mais precisamente em 2 de abril, era lançado o primeiro automóvel brasileiro da Ford, o Galaxie 500, com motor V8 de 4,5 litros, 170 hp. Em outubro desse ano a Ford adquiriu o controle acionário da Willys-Overland do Brasil, fábrica situada em São Bernardo do Campo, SP, que produzia os modelos Jeep, Rural, Pick-up,
Aero Willis, Itamaraty, Gordini e Interlagos.
A Ford prossegue até hoje com sua bem sucedida trajetória no Brasil com diversos outros carros que certamente ficarão na história, tornando-se verdadeiros ícones da indústria automobilística como os admirados "Fordinhos".
Fonte: pesquisa CNB, abril de 2013