- A primeira dica é sempre manter o nível de combustível acima de um quarto da capacidade do tanque. Se não souber a quantidade que ele comporta, consulte o manual do proprietário, pois a medida varia de um veículo para outro.
- Quando a luz de alerta do painel de instrumentos se acende, indica que o tanque está com 5 a 10 litros de combustível, quantidade suficiente para você ir ao posto de abastecimento mais próximo. Vale lembrar que a reserva não é um reservatório à parte, pois o nível de combustível é medido por meio de um sistema composto por uma bóia e um variador de resistência, que mede uma quantidade mínima.
- Trafegar em terrenos íngremes e com curvas acentuadas ou provocar freadas bruscas pode provocar a entrada de ar na linha de combustível, ocasionando falhas no funcionamento do motor. Rodar com o nível de combustível na reserva pode resultar em danos à bomba elétrica por falta de resfriamento.
- O prejuízo também afeta o bolso. Se seu carro for flagrado pela fiscalização parado em uma via por conta de uma pane seca, você pode ser multado em R$ 85,15, levar quarto pontos na carteira, além de ter o veículo apreendido.
Fonte: Carsale, 25 de abril de 2013