A Nissan escolheu a cidade japonesa de Yokohama para introduzir um serviço de compartilhamento de veículos. O modelo escolhido pela montadora foi o New Mobility Concept, conceito elétrico com proposta urbana. O aluguel custa 250 ienes (cerca de R$ 7) por 15 minutos e mais 200 ienes (cerca de R$ 5,60) por uma carga básica.
Para retirar o carro é necessário fazer um registro online que permite aos usuários retirarem e devolverem os veículos em 14 pontos em torno da estação de Yokohama. Eles podem ser reservados com 30 minutos de antecedência e utilizados dentro da cidade.
O objetivo da fabricante é promover a mobilidade ultracompacta e desenvolver um modelo de negócio sustentável por meio de parcerias público-privadas. O serviço também vai oferecer roteiros guiados no centro de Yokohama e aluguel de automóveis por períodos maiores, em empresas locais.
Por enquanto o serviço é restrito aos cidadãos japoneses, já que é necessário ter carteira de motorista e cartão de crédito emitidos no Japão, além de um smartphone. Quem preencher esses requisitos e estiver com o idioma nipônico afiado pode se inscrever no site Choimobi.
Fonte: Garagem 360, 28 de março de 2017