A Zona Azul de Itatiba passou ontem, dia 3 de abril, a ter tolerância de 15 minutos. O comunicado foi feito dia 29 de março, em uma reunião realizada no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline. Além desta alteração, outras mudanças no trânsito da área central do município foram discutidas.
Estavam presentes o prefeito Douglas Augusto, secretários municipais, diretores da Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) e membros da imprensa. Com relação às novidades, representantes da Estapar, concessionária da Zona Azul Digital de Itatiba, anunciaram as modificações.
A primeira é a criação da Zona Branca, composta por 20 vagas dentro do perímetro da Zona Azul, em diversas vias. Nelas, o usuário poderá parar por, no máximo, 15 minutos com o pisca-alerta ligado, isento de pagamento. Estas vagas estão em locais com maior rotatividade de veículos.
Tolerância
Outro benefício é a tolerância diária de 15 minutos em qualquer vaga do estacionamento rotativo público com o uso do Cartão Inteligente. “Essa era uma demanda muito antiga das pessoas e foi instituída a partir do dia 3 de abril. A pessoa parou o carro, ela tem 15 minutos para ir até o parquímetro, colocar o cartão ali e este concederá 15 minutos gratuitos. A pessoa pode adquirir este cartão junto à empresa, com o custo de R$ 3, ou por meio de uma campanha educativa que a Prefeitura iniciará no dia 12, em que serão disponibilizados cartões para quem realizar um curso rápido na Praça da Bandeira ou no Centro de Formação Domingos Franciscon, próximo à Silcon. Serão duas tendas que contarão com vídeos rápidos, de cinco minutos, sobre educação no trânsito”, explicou o prefeito. Mais mudanças serão realizadas, esclareceu Douglas Augusto.
“Em uma segunda etapa, queremos implantar esses 15 minutos de tolerância duas vezes ao dia. Hoje ainda é apenas uma vez, pois é necessário realizar uma modificação no software. Nos próximos meses queremos implementar uma vez de manhã e uma vez a tarde”, finalizou.
Fonte: Jornal de Itatiba - SP - 30/03/2017