Parking News

Em pouco menos de sete meses, o porcentual de multas aplicadas por radares em São Paulo despencou de 51% para 23,3% sobre o total de infrações. Das 312.948 multas computadas em janeiro, 58,3% foram aplicadas pela fiscalização de agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e outros 18,4%, por policiais militares. Até junho do ano passado, mais da metade das multas era aplicada pela fiscalização eletrônica, conforme noticiou o jornal Estado.
A inversão de proporcionalidade no número de multas na Capital ocorre quatro meses após entrar em vigor o contrato com as duas empresas incumbidas de instalar 354 novos equipamentos. Mas, segundo dados disponíveis no site da SPTrans, estão em operação hoje na Capital 98 barreiras eletrônicas, 87 radares fixos e 13 radares estáticos - 198 aparelhos, ou 55,93% do total previsto para entrar em operação. Ainda existem 108 registradores fotográficos de invasões semafóricas ("caetanos") e 33 de faixas exclusivas.
O número total de multas também caiu no final de 2008 a níveis semelhantes aos registrados em 2005. Em agosto, foram aplicadas 510.194 infrações, o recorde. Nos dois meses seguintes, foram 409.355 (setembro) e 416.894 (outubro). A partir de novembro, justamente quando a circulação de carros na capital começou a ficar maior por causa do final de ano, o número total de multas caiu para 326.148. No mês com os maiores congestionamentos do ano, em dezembro, foram 357.647 infrações, volume inferior ao registrado no mesmo mês dos três anos anteriores, quando não existia a restrição para caminhões no centro expandido - 360.577 multas (2007), 390.174 (2006) e 369.276 (2005).
A queda nas multas por radar ocorre a partir da transição do antigo para o atual contrato, em vigor desde setembro. Mesmo nos locais onde foram instalados novos radares, existem aparelhos que ainda não estão em operação porque precisam ser aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Em vias como as pistas locais da Marginal do Tietê e nas Avenidas Sumaré, na Zona Oeste, e Engenheiro Caetano Álvares, na Zona Norte, é comum observar câmeras de radares novos que ainda não foram conectadas à caixa de ferro onde está a estrutura eletrônica para a transmissão de dados das infrações.
EQUIPAMENTOS
98 são barreiras eletrônicas
87 são radares fixos
13 são radares estáticos
108 são "caetanos" e 33 são aqueles que registram exclusivamente as infrações cometidas em faixas exclusivas
Radares fixos devem ser instalados até o final de março
A CET informou que estão em operação hoje em São Paulo 205 radares, sendo 97 fixos, 13 móveis e 95 lombadas eletrônicas. Até setembro do ano passado, a Capital contava com 140 equipamentos, segundo a CET. A nota da companhia afirma que todos os novos radares fixos estarão instalados até o final de março. As 51 novas barreiras eletrônicas entram em operação até abril.
Quanto à queda de autuações no final de 2008, a CET informa que se deve ao fato de que os radares fixos foram sendo instalados gradualmente desde o mês de outubro e os radares móveis foram instalados a partir do dia 15 de dezembro.
Rodízio é o campeão de multas
Em São Paulo, o desrespeito ao rodízio é o campeão de autuações desde 2006, quando superou a multa por velocidade, recordista até então. Em 2008, foram 1,3 milhão de autuações para quem furou a restrição, quase 30% das 4,6 milhões de multas aplicadas pela CET. Já as autuações por velocidade representaram 18%. E, pela primeira vez desde que os radares foram instalados, as multas por velocidade foram superadas pelas de estacionamento proibido ou desrespeito à Zona Azul. Em 2008, foram 990 mil autuações, um aumento de 34% em relação a 2007.
Já as multas por velocidade caíram de 1 milhão para 901 mil. Alguns fatores podem explicar a queda. Em 2008, houve restrições de estacionamento em algumas vias e problemas com as licitações dos radares, além do tráfego intenso. "Com lentidão fica difícil para o motorista se arriscar acelerando o carro", pondera o professor de engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP Jaime Waisman.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 2 de março de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Fevereiro: vendas mantêm estabilidade (02/03/2009)

O emplacamento de veículos no mês de fevereiro, incluindo automóveis e veículos comerciais, foi estável em relação ao mesmo período do ano passado. O segmento registrou crescimento de 0,15% sobre feve (...)

Imprudência cresce em SP (26/02/2009)

O balanço sobre o carnaval 2009 de São Paulo foi divulgado no dia 26 de fevereiro e mostra que a imprudência dos motoristas foi maior que no ano anterior. Nas rodovias federais paulistas, houve 230 ac (...)

Faixa de pedestre iluminada (26/02/2009)

O número de faixas de pedestres iluminadas em São Paulo praticamente não aumentou nos últimos cinco anos. São travessias que contam com luminárias para que os motoristas enxerguem, o quanto antes, os (...)


Seja um associado Sindepark