A Folha de São Paulo (14/03) divulgou que a frota do Estado de São Paulo cresceu num ritmo quatro vezes superior ao da população entre 2002 e 2006. De acordo com estudo feito pela Fundação Seade, São Paulo ganhou mais 3,2 milhões de veículos no período, um aumento de 26%, atingindo a marca de 15 milhões de veículos. Já a população do Estado cresceu somente 6,2%.
Os dados também mostram que em alguns municípios paulistas a taxa de motorização se aproxima da média de países desenvolvidos. Em 2002, só duas cidades tinham menos de 2 habitantes por veículo. Hoje, são 16 municípios. A média do Estado caiu de 3,17 habitantes por veículo em 2002 para 2,67 em 2006.
O Distrito Federal também registra um aumento expressivo de sua frota, como mostra reportagem do Jornal de Brasília (13/03). A cada hora, entram em circulação sete novos veículos nas ruas do DF e a frota já ultrapassa 900 mil veículos. Nos dois primeiros meses do ano, foram emplacados 24,5% mais veículos do que no mesmo período de 2006.
A situação preocupa especialista. O aumento do número de veículos em circulação causa engarrafamentos, aumenta os índices de poluição e evidencia que a oferta de vagas de estacionamento é insuficiente para atender a demanda.
De olho na questão, o governo do DF está discutindo com o arquiteto Oscar Niemeyer projeto para construção de garagens subterrâneas no Plano Piloto, que prevê a criação de pelo menos 25,6 mil vagas nas comerciais de Brasília. Pela proposta apresentada, os estacionamentos serão construídos embaixo das vias W1, entre as superquadras 100 e 300, e L1, entre as 200 e 400, com capacidade para 400 veículos. Em todas as comerciais haverá escadas rolantes que darão acesso às garagens. O governo pretende custear o primeiro estacionamento subterrâneo. As demais garagens seriam construídas por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs).