O investimento de R$ 170 milhões que o Itaú Unibanco fará por metade da ConectCar, facilitadora de pagamentos eletrônicos em pedágios, postos de gasolina e estacionamento, está sustentado na aposta do banco de que será capaz de dar mais escala à operação - que ainda está longe de ter o tamanho de seu rival, o SemParar.
Vice-líder no segmento, a ConectCar tem em circulação 510 mil "tags" (os dispositivos de pagamento fixados nos veículos), o que representa apenas 9% do mercado, que conta com 5,6 milhões de dispositivos ao todo. O Itaú anunciou dia 21 um acordo para comprar os 50% que a Odebrecht Transport detinha na ConectCar. A outra metade pertence à Ipiranga Produtos de Petróleo, controlada pela Ultrapar Participações. "Daqui para frente, a ConectCar tem dois grandes desafios: ter mais capilaridade, sendo aceita em mais lugares, e ter uma base maior de clientes. São duas coisas que o banco tem muito a complementar", afirma Milton Maluhy Filho, diretor executivo do Itaú.
A ideia é que a ConectCar vá além das estradas e dos postos de combustível. Na lista de possibilidades de uso da tecnologia, Maluhy lista itens como pagamento de Zona Azul, de pedágios urbanos e um avanço para estacionamentos que não sejam apenas os de grandes shoppings centers.
Fonte: Valor Econômico (SP), 23 de outubro de 2015