Após a prefeitura cancelar pela segunda vez licitações para a construção de corredores e terminais de ônibusem São Paulo, o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou dia 29 que irá abrir um novo processo até fevereiro, para construir63 kmde corredores. Serão investidos R$ 2 bilhões nas obras. Entre os trechos cancelados estão parte dos corredores que serão construídos na radial Leste e na avenida dos Bandeirantes. Os corredores são estruturas à esquerda, segregadas do trânsito, diferente das faixas, que ficam à direita.
Segundo Tatto, as obras serão iniciadas no segundo semestre. O atraso pode afetar a meta da gestão do prefeito Fernando Haddad, que é entregar150 kmde corredores até o fim do seu mandato, em 2016.
Em dezembro do ano passado, a licitação foi cancelada após o TCM (Tribunal de Contas do Município) apontar falhas, como falta de recursos orçamentários e ausência de indicação da verba que será usada nas desapropriações.
A nova licitação, segundo Tatto, será aberta pelo RDC (Regime Diferenciado de Contratação), modelo usado nas obras da Copa, que acelera o processo. O RDC também será usado pelo governador Geraldo Alckmin para fazer a transposição do rio Paraíba do Sul.
Até o momento, a prefeitura entregou apenas 2 km de novos corredores. Mais 94 km já foram contratados.
Fonte: jornal Metro, 29 de janeiro de 2015