A instalação de estações do Bike Rio, serviço de aluguel de bicicletas, em vagas de estacionamento na Zona Sul está criando polêmica. Em alguns locais, como em frente ao número 484 da Rua Sorocaba, em Botafogo, as vagas para 12 laranjinhas ocupam um espaço onde antes cabiam até três automóveis. A medida pode ter desagradado a alguns, principalmente quem costumava parar os carros ali, mas foi bem recebida por outros.
A aposentada Idalina da Conceição, cuja residência fica em frente à estação, reclamou de moradores não terem sido consultados. “Ninguém perguntou nada aos moradores. Agora não temos como parar na porta de casa quando chegamos com compras, malas... A Rua Sorocaba é estreita e ficou ainda pior para os carros”, reclamou a aposentada. Mas há também quem esteja comemorando.
A recepcionista Camila Nascimento, que trabalha num prédio ao lado do 484, mora em Maria da Graça e usa o metrô todos os dias. “Agora, terei a opção de pegar a bicicleta e seguir até a estação Botafogo. É muito melhor. Outros colegas de trabalho estão pensando em fazer a mesma coisa”, elogiou.
Fonte: O Globo (RJ), 28 de janeiro de 2015