Pelo menos duas mil vagas para carros e motos, com um giro de quatro veículos por vaga, diariamente, estarão disponíveis aos usuários com a implantação do estacionamento rotativo no centro de Linhares, no Norte do Estado. Detalhes do projeto básico para a implementação do estacionamento rotativo no município, como a quantidade de vagas disponíveis, a área de abrangência, possíveis horários de cobrança e o valor da tarifa seriam definidos com a população, dia 29, numa audiência pública. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Rodrigo Paneto, o principal objetivo é ouvir os moradores, motoristas e comerciantes.
“O objetivo foi ouvir sugestões e ideias da população sobre o estacionamento rotativo no centro da cidade para que, quando o projeto seguir para licitação, ele esteja da maneira mais lapidada possível”, explicou Paneto. O secretário anunciou que as cobranças começarão em junho.
Há ainda a estimativa de que os valores a serem cobrados possam variar entre R$1,60 aR$ 1,80 por hora de estacionamento, como ocorre em outros municípios capixabas. “A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, através do Departamento de Trânsito, será a responsável pela fiscalização e gestão do sistema”, ressaltou Rodrigo Paneto. Em dezembro de 2014, o projeto de lei do Poder Executivo que cria o estacionamento rotativo na cidade foi aprovado sem nenhuma alteração pelos vereadores da Câmara Municipal de Linhares.
O documento tramitou no Legislativo por mais de seis meses, recebendo várias emendas, sendo aprovado na íntegra pelos parlamentares, com exceção de dois vereadores.
Fonte: A Tribuna (ES), 28 de janeiro de 2015