Parking News

Conforme reportagem de O Globo, os flanelinhas cariocas passaram a atuar disfarçados de vendedores de tíquetes do Rio Rotativo. Repórteres do jornal comprovaram que basta desembolsar R$ 10,00 e comprar um colete de alguma das entidades credenciadas na CET-Rio para a venda dos bilhetes do sistema de estacionamento na cidade. A peça é vendida pelos próprios guardadores. Reconhecendo falhas no sistema, o prefeito Cesar Maia anunciou um edital de licitação que dividirá a cidade em cinco lotes, operados por até cinco concessionárias. "Na semana que vem, finalmente, licitaremos o sistema de estacionamentos da cidade, depois de dois anos de estudos exaustivos", afirmou, em mensagem ao jornal.
Os flanelinhas com coletes podem ser encontrados em ruas da Barra da Tijuca e da Zona Sul. Adalberto Borges, presidente do Sindicato de Guardadores Autônomos do Rio, entidade cuja logomarca está no colete comprado por um repórter de O Globo, confirmou o comércio das peças, que são dadas aos filiados à entidade. "O sindicato distribui para os trabalhadores que estão com a mensalidade em dia. Tenho 5.800 associados cadastrados, mas apenas 2.500 atuando. Muitos deles abandonaram a atividade ou estão atuando por cooperativas e associações. Há mais de um milhão de "coopergatos" e cooperativas de fachada, que vendem os coletes em qualquer lugar. Virou uma quitanda", disse, acrescentando que a responsabilidade pela fiscalização é da prefeitura.
Segundo o subsecretário municipal de Transportes, Dalny Sucasas, a prefeitura não autoriza a venda de coletes e fiscaliza as irregularidades. A CET-Rio frisa, porém, que a repressão à atuação dos flanelinhas é responsabilidade da PM. O 31º BPM (Barra) e o 19º BPM (Copacabana) informaram que a polícia só pode atuar a partir de denúncias de extorsão ou se houver flagrante.
Fonte: O Globo (RJ), 15 de novembro de 2007

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Ibirapuera ganha 6 mil m2 (14/11/2007)

A Prefeitura da Capital paulista ainda não escolheu qual projeto será adotado para ampliar o Parque Ibirapuera e construir um estacionamento subterrâneo. A definição depende de estudos de viabilidade (...)

Pesquisador defende pedágios urbanos (20/11/2007)

Na opinião de Alexandre Gomide, pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), os manobristas são uma solução informal para equacionar um problema de política pública ligado ao Minist (...)

A guerra pelo estacionamento (13/11/2007)

Estacionar o veículo nas ruas de Salvador tornou-se uma tarefa complicada. A ausência de planejamento urbano, a circulação crescente de veículos e a quantidade insuficiente de vagas na Zona Azul fazem (...)

Batel ganha novos pontos de EstaR (10/11/2007)

A Prefeitura de Curitiba implantou dia 9 área de Estacionamento Regulamentado (EstaR) na rua Gutemberg, na quadra entre as ruas Ângelo Sampaio e Teixeira Coelho, e em duas quadras da avenida Sete de S (...)

Prefeitura vai licitar vagas nas ruas (21/11/2007)

O secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, disse ontem, ao "RJTV" (noticiário da TV Globo), que até o final do mês a prefeitura deverá lançar o edital de licitação para exploração de 4 (...)

CET implanta Operação Natal (21/11/2007)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai intensificar a Operação Natal para garantir o acesso do público aos principais pólos comerciais de São Paulo. Segundo estimativas da Univinco, a associaç (...)

País perde nheiro com estradas ruins (09/11/2007)

O presidente da Associação Brasileira dos Transportadores de Carga (ABTC), Newton Gibson, disse que o resultado do estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre o estado das rodovias brasi (...)

Nos arredores da PUC, ruas têm donos (20/11/2007)

Nas ruas próximas à PUC, universidade particular no bairro de Perdizes, zona Oeste da capital paulista, cada rua tem um "dono". Alguns estão ali há pouco mais de um ano, outros já trabalham na área há (...)


Seja um associado Sindepark