Decreto do dia 15 de maio declarou que um terreno em Jericoacoara, nas localidades de Lagoa Grande, cujo proprietário é desconhecido, será desapropriado para construção de estacionamento de veículos dos visitantes do Parque Nacional de Jericoacoara.
De acordo com o decreto, levou-se em consideração que "a Secretaria do Turismo tem a missão de fortalecer o Estado como destino turístico nacional e internacional, de forma sustentável, com foco na geração de emprego e renda, na inclusão social e na melhoria de vida do cearense; considerando-se que se encontra em curso o Programa de valorização da infraestrutura turística do Litoral Oeste", visando a consolidação do Estado do Ceará como destino turístico.
O decreto também determina que caberá à Procuradoria-Geral do Estado, por meio da Comissão Central de Desapropriações e Perícias da Procuradoria do Patrimônio e do Meio Ambiente, proceder, por via administrativa ou judicial, à desapropriação prevista. As despesas serão de responsabilidade do estado.
O Parque Nacional
O Parque Nacional de Jericoacoara estava, de acordo com pesquisa do final de 2017, entre os três mais visitados do Brasil.
A administração do parque cearense é federal, mas o Governo do Estado iria ajudar no projeto de melhorias que está previsto para o destino, segundo o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho. Entre as ações estaduais está o aumento do saneamento básico, que está sendo licitado, e a construção de três estacionamentos externos (um pequeno e dois grandes), que já estavam previstos para 2018.
Fonte: O Povo online, 19 de maio de 2018