Os financiamentos responderam por 56% do total de veículos vendidos de janeiro até abril: significa que, do total de 762,8 mil unidades emplacadas no período, 428,6 mil foram vendidas a prazo por meio de alguma modalidade de crédito, de acordo com dados divulgados pela B3, antiga Cetip. Os números consideram os licenciamentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus.
O total de veículos novos financiados no primeiro quadrimestre deste ano também representa crescimento de 26,7% sobre o resultado apurado em iguais meses de 2017, quando foram financiadas 338,2 mil das 628,9 mil unidades licenciadas na época. O número reflete claramente a retomada do mercado interno e a busca maior por crédito que vem sustentando os negócios ao longo destes últimos doze meses.
O balanço da B3 mostra que 84,5% de todos os veículos financiados em abril (incluindo motocicletas) foram negociados via CDC, crédito direto ao consumidor, seguido pelos consórcios, puxados especialmente pelo setor de duas rodas, com quase 14% de participação nas vendas a prazo. As operações por leasing operacional representaram menos de 1%.
Fonte: revista Automotive Business, 16/05/2018